segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A ESCOLA FAZ, PODE FAZER, A DIFERENÇA

A OCDE divulgou um Relatório, referido no Público, em que com base nos resultados do PIS analisa o desempenho dos alunos relacionando-os com variáveis de natureza sociodemográfica e com o trabalho das escolas e dos professores. O Relatório merece leitura e reflexão. Algumas notas breves

A associação entre os resultados escolares dos alunos e variáveis de natureza sociodemográfica como meio social, económico e cultural, circunstâncias de vida, estilos parentais, etc. etc., está estabelecida de há muito.

No entanto, também sabemos que a escola faz, pode fazer a diferença tal como o Relatório sugere, ou seja, o trabalho na e da escola e dos professores é um factor significativamente explicativo do sucesso dos alunos mais vulneráveis e capaz de contrariar o peso das outras variáveis que estão presentes nesses alunos.

Acontece que este efeito tem que começar a ser estruturado antes de chegar à escola e à sala de aula.

Políticas educativas em termos genéricos e em termos mais particulares como currículos, sistema de organização, recursos humanos docentes, técnico e funcionários, tipologia e efectivo de escolas e turmas, autonomia das escolas são apenas alguns exemplos de como esse efeito começa a ser construído antes da sala de aula.

Depois existe de facto o trabalho na escola envolvendo organização, clima e liderança por exemplo e, finalmente o trabalho em sala de aula e aí emerge a diferença produzida pelo professor.

Quando abordo estas questões cito com frequência uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado".

No entanto a existência de professores qualificados e empenhados não depende só de variáveis individuais de cada docente, decorre também, voltamos ao início de um conjunto de políticas educativas que promovam a qualificação, a motivação e a valorização a diferentes níveis do trabalho dos professores.

E nesta matéria também temos muito trabalho para realizar.

Texto de Zé Morgado

Sem comentários:

Enviar um comentário