segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Seminário “Multideficiência: Que Desafios? Educar, Reabilitar para Integrar”

Este Seminário decorreu, nos dias 20 e 21 de Novembro, na Universidade Católica - Pólo de Viseu. A organização esteve a cargo da APPACDM de Viseu em parceria com a Universidade Católica de Viseu.
Gostaria de deixar, desde já, uma mensagem de parabéns aos organizadores pela qualidade do evento, estando já à espera de um próximo evento, da mesma dimensão.
A organização deixou bem patente que com vontade tudo é possível, trouxeram até nós alguns nomes importantes da Educação Especial em Portugal.
Distingo, desde já, aquela que é considerada por muitos, como a “Mãe” da Educação Especial no nosso País, Ana Maria Bénard da Costa. É um prazer ler tudo o que esta Senhora escreve, mas ainda mais cativante é ouvi-la falar. Prova disso foi a medalha de mérito com que a presentearam no 1º Congresso Internacional “Ser Professor de Educação Especial”, realizado nos dias 27, 28 e 29 de Novembro, em Almada. Aqui, tal como lá, recebeu a melhor das distinções, uma ovação em pé e calorosa pelas mais de 350 pessoas presentes. É o reconhecimento de que ainda é, e continuará a ser, uma figura ímpar da Educação Especial.
Outra grande figura presente foi o Dr. Daniel Serrão, que nos presenteou com um discurso sobre o tema: “Ética na abordagem à Multideficiência”. Foi uma dissertação concisa, elucidativa a conseguir cativar toda a plateia.
Todos os oradores foram brilhantes, a meu ver, quase todos conseguiram “prender” a nossa atenção, ficando com a sensação que alguns poderiam ter falado um dia inteiro e mesmo assim muito ficaria por dizer.
Neste seminário salientou-se, mais uma vez, a importância da família e a valorização das práticas.
Citando o Dr. António Lemos, logo na sessão de abertura:  “Também o caracol passo a passo entrou na Arca de Noé”.
Realçou-se, a alegria e a persistência com que os profissionais da APPACDM trabalham. Eles deram-nos a grata sensação que com o empenho, alegria, trabalho e suor se diminuem algumas barreiras.
Todos somos poucos para conseguir ultrapassar estas barreiras.
Tive a felicidade de estar em dois eventos, em duas semanas consecutivas, que me “encheram” de ânimo e coragem para enfrentar o futuro.
Em ambos muito mais haveria para dizer e fica a promessa que numa próxima oportunidade citarei outros oradores, igualmente empolgantes e esclarecedores presentes nestes eventos.
Não poderia deixar passar a oportunidade de dar os PARABÉNS, apesar de atrasados, à APPACDM Viseu, pelos 33 anos de vida (comemorados no dia 1 de Dezembro de 2009). Espero que continuem o vosso trabalho, simplesmente brilhante, na integração de cidadãos com deficiência na sociedade.

1 comentário:

  1. Gostei da apreciação e digo obrigada. Obrigada também pelos elementos que com carinho partilham cada dia com a população que frequenta a APPACDM de VISEU. Agradeço também os parabens de 33 anos a esta TÃO GRANDE INSTITUIÇÃO.

    Rosa Côrte Real

    ResponderEliminar