Um dos grandes conflitos na educação dos dias de hoje é a universalidade dos métodos de ensino…e não confundamos este termo com a universalidade de ensino.
Esta última está ligada à Sociedade cada vez mais exigente, onde é imposto um grau de conhecimento e especialização cada vez mais elevado.
A universalidade dos métodos de ensino está ligada às práticas, aos métodos e à sua aplicação a Todos os alunos. Resultado: fracasso total de uma parte dos alunos.
Se a existência de uma universalidade de ensino se torna óbvia aos olhos de todos, a mesma só é possível com a diferenciação de métodos e de currículos.
A aplicação dos mesmos métodos no mesmo local, para todos os alunos independentemente das suas capacidades é assegurar o fracasso de muitos alunos. Estes acabam por se afastar, começando a perturbar as aulas, e na pior das hipóteses mergulham em indisciplina e nos tão propalados problemas de comportamento.
Adaptado do livro “Pode a Educação Especial deixar de ser especial?”
De James M. Kauffman e coordenação de João A. Lopes
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