sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Congresso Internacional “Ser Professor de Educação Especial”,

Gostaria de partilhar com todos uma palestra que me marcou consideravelmente.
A palestra da Professora Windyz B. Ferreira, no 1º Congresso Internacional "Ser Professor de Educação Especial”, realizado nos dias 27, 28 e 29 de Novembro. A qualidade dos oradores era notória à partida, a sala cheia “apenas” veio confirmar as expectativas. A organização estava de parabéns antes do início por ter reunido muitos “GIGANTES” dentro da mesma sala, todos com o mesmo desejo: reflectir sobre o papel do Professor de Educação Especial.

Foram três dias de debates e palestras interessantíssimas cheias “sumo pedagógico” que me permitiram (e penso que a todos os presentes) crescer enquanto profissional de educação, mas acima de tudo enquanto pessoa, enquanto ser humano consciente que faço parte do processo de desenvolvimento e crescimento de crianças e jovens.

Desses três dias muitos temas e personalidades podiam ter sido escolhidas, mas porquê a Professora Windyz Ferreira?

Bem, acima de tudo, pela humildade com que partilhou com todos os presentes a sua experiência. Pela simplicidade com que debateu um tema tão discutido nos dias de hoje: “Educação Inclusiva: onde estamos, para onde vamos?”, simplicidade essa que foi de assinalável eficiência para passar a principal mensagem:

“Todos nós, enquanto educadores somos um ponto. Que podemos fazer escolhas e devemos optar pela melhoria de qualidade de vida das crianças e jovens com quem trabalhamos. É certo que precisamos de meios/recursos mas é a NÓS que nos compete lutar”.
De seguida, coloco a hiperligação com o vídeo que a Professora Windyz B. Ferreira passou durante a sua palestra. Este é sem dúvida um dos “gritos de mudança” que todos os profissionais devem ter dentro de si.





Concluo, alertando que muitas vezes os meios/recursos, ou a falta deles, são uma má desculpa. É certo que eles são importantes, ou até mesmo fundamentais, em alguns casos sem recursos é-nos impossível trabalhar. Mas de que vale ter recursos e não ter crianças...não ter vontade/motivação...
Lembrem-se, todos vocês, professores/educadores: Nós temos na escola o mais valioso de todos os recursos... as nossas crianças... elas são o mais importante, o seu desenvolvimento deve ser o nosso investimento.

4 comentários:

  1. Excelente!! Gostei! E posso confirmar porque também estive lá!!
    Este blog está a crescer!!:-)

    ResponderEliminar
  2. Concordo absolutamente com o comentário. Eu tive a honra de apresentar ao público a profa. Windys Ferreira e, realmente, deixou-nos sem palavras.
    Em nome da organização do congresso, muito obrigada pelas suas palavras.
    Um forte abraço inclusivo,
    Luzia Lima-Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. A Windys foi de facto um momento mágico!!

    ResponderEliminar
  4. Quero também parabenizar a organização do 1º Congresso Internacional, pessoal simpático e acolhedor. Dizer que gostei muito de ter conhecido um pouquinho de Lisboa e Almada o local do evento. Compartilhar também da minha grande felicidade e honra de conhecer um pouquinho a Professora Windyz Ferreira, pessoa de grande coração, humildade e simplicidade. Mestre por natureza, educadora em todas as horas, pratica inclusão no seu dia a dia. Compartilha e dissemina tudo que sabe, acreditando sempre na capacidade do ser humano. Não disse nada do grande ser humano que é... Com alguns minutos de fala deu pra vocês perceberam a sua competência, seriedade e dedicação nas questões relativas a educação.
    É isso! Obrigada a todos (as) que participaram do evento. Beijo, Gloria. Brasil.

    ResponderEliminar