sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pedir desculpa

PEDIR DESCULPA deve ser, para todos, uma coisa simples. Quando verificamos que errámos é isso que devemos fazer. Todos queremos educar os nossos filhos desta forma mas não nos podemos esquecer que o mais importante é o exemplo e esse vem sobretudo dos pais. Em múltiplas situações do dia-a-dia, pedir desculpa deve ser a coisa mais natural. 

Muitas vezes um pedido de desculpas da criança não parece muito genuíno e é feito mais por medo das represálias que possa vir a sofrer por parte dos pais, do que por convicção. Muitos pedidos de desculpa exigidos às crianças são meros exercícios de hipocrisia e apenas ensinam a criança a mentir de forma convincente.

Por esta razão, um pedido de desculpas não deve nunca ser forçado. Tem de ser espontâneo e surgir naturalmente da boca da criança. Se, por teimosia, e apesar de aconselhada a isso, a criança não o quer fazer no momento em que se portou mal, o melhor é retirá- -la do local de brincadeira e conversar com ela mais tarde. O pedido de desculpas pode surgir então. 

Quando o pedido de desculpas é dirigido aos pais devemos aceitá-lo de imediato e sem fazer mais comentários. A única frase aceitável é "fico contente por estares a pedir desculpa", como forma de reforçar esse comportamento. Mais tarde, com mais calma, podemos conversar com a criança sobre o sucedido para que ela não repita o que fez de errado. 

Por: Pediatra Paulo Oom

Sem comentários:

Enviar um comentário