sexta-feira, 1 de julho de 2011

Retirar privilégios

Não tenho dúvidas de que os nossos filhos assumem que, muito daquilo que têm, o têm por direito próprio. Para muitos deles, a nossa função como pais inclui proporcionar-lhes a melhor vida possível, rodeados de tudo aquilo que consideram imprescindível e seu por direito.

Retirar privilégios consiste em privar a criança ou o jovem, temporariamente, de alguma coisa de que gostam, como consequência de algo que fizeram mal. Pode ser utilizado vezes sem fim e, em muitos casos (principalmente acima dos cinco anos), é a medida mais eficaz para que os nossos filhos aprendam que na vida nem tudo é garantido e que algumas coisas são um privilégio que pode ser retirado, se eles não corresponderem às nossas expectativas.

Podemos utilizar este método para um grande número de situações, incluindo as que envolvem brinquedos, televisão, computador, internet ou situações agradáveis (como estar com os amigos, por exemplo).

Não podemos, no entanto, prometer o que não vamos cumprir. Frases como "Nunca mais vês televisão" só servem para nos desacreditar em frente dos filhos, pois eles sabem perfeitamente que não vamos conseguir cumprir a ameaça. Por outro lado, não devemos, igualmente, considerar como privilégio e ameaçar retirar algo fundamental para o bem-estar dos nossos filhos, como a alimentação ou horas de sono. 

Por: Pediatra Paulo Oom

Sem comentários:

Enviar um comentário