quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Especialistas discutem autismo no Porto

As Perturbações do Espectro do Autismo são o tema do congresso que reúne, sexta-feira e sábado, especialistas nacionais e internacionais que estudam o tema, na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto. Inscrições abertas a pais e interessados.

Em análise, estarão diferentes perspectivas e abordagens à patologia. Os trabalhos, da responsabilidade da Consulta de Pedopsiquiatria e Consulta de Desenvolvimento, do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de S. João, no Porto, são abertos ao público em geral. Os pais de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo têm 50% de desconto.

As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são mais frequentes nos rapazes e começam a manifestar-se principalmente a partir dos 18 meses.

Estas crianças apresentam perturbação ou ausência no desenvolvimento da linguagem, tendência para o isolamento ou dificuldades nas competências sociais e emocionais, além de terem interesses restritos e repetitivos em certas áreas ou objectos. Têm dificuldade em brincar com outras crianças, imitar ou imaginar, a não ser de forma estereotipada.

As PEA englobam o Autismo propriamente dito, descrito inicialmente por Kanner, em 1943, correspondendo este ao extremo de maior gravidade, mas incluem outras condições como a Perturbação de Asperger, com muito melhor prognóstico e evolução, e as perturbações globais de desenvolvimento não especificadas, que não cumprem os critérios totais para Autismo.

As PEA têm diferentes graus de gravidade, nos domínios da socialização, da comunicação e da imaginação, associadas à tendência para manter rotinas ou rituais, assim como à ocorrência de comportamentos repetitivos e estereotipados.

As inscrições na "I Reunião Científica sobre Perturbações do Espectro do Autismo" podem ser feitas pela internet ou na Fundação Eng. António de Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário