quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Revista Diversidades: "Linhas de Ação".


Está disponível o número n.º 33 da Revista Diversidades. Este número chama-se "Linhas de Ação".

Este edição "debruça-se sobre temas de profundo interesse para quem, diariamente, se confronta e preocupa com a formação integral e holística de cada indivíduo, destinado a transformar os inúmeros desafios que a vida lhes apresenta em descobertas e conquistas duradouras."





"No domínio da educação especial e reabilitação, são múltiplos os programas e projetos, de natureza inter e transdisciplinar, que, quais Linhas de Ação, procuram desvendar as melhores opções, métodos e estratégias para a intervenção com a população com necessidades especiais.
Parafraseando John Henry Newman (s/d) as pessoas influenciam--nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos. Nesta procura por boas práticas que possibilitem o incrementar de saberes e o afinar da ação, elegem-se processos de trabalho, emanados da investigação e validação científica.
Os sons, os gestos e as palavras a que recorremos diariamente reportam objetivos sociais e comunicacionais. As diversas formas de comunicação humana comportam signos a que só a interpretação e a emoção dão sentido. A Língua Gestual Portuguesa e a dança não se cingem a ações isoladas, constituindo importantes instrumentos pedagógicos, sempre com o enfoque no respeito e na valorização de cada criança, jovem e adulto com necessidades especiais, num domínio inclusivo.
O estudo e a promoção de competências cognitivas, de consciência fonológica, de leitura, escrita e cálculo, bem como sociais e motoras, entre outras, são essenciais quer para conhecer melhor o pensamento humano, quer para potenciar o desenvolvimento de cada um.
Numa panóplia de Linhas de Ação e afastando-nos de modelos lineares de compreensão, adotamos noções multidimensionais que englobam diversos componentes do conhecimento e da aprendizagem."

Excerto do Editorial da Revista escrito por Maria José Camacho (Directora Regional de Educação Especial e Reabilitação)

Poderão visualizar e descarregar a revista em formato pdf:

Revista Diversidades n.º 33

In: DREER

Sem comentários:

Enviar um comentário