domingo, 16 de dezembro de 2012

Carta ao Pai Natal

Durante estes dias vamos observando o reboliço nas ruas ...assistimos a festas nas escolas ... tudo devido à época festiva que se aproxima: O Natal!

No entanto este ano é incontornável falar da crise mas não deixemos que isso afecte aquilo que realmente importa ... que as famílias se reúnam e vivam o verdadeiro espírito do Natal!!!

Este ano este blogue comemora o 3.º ano de existência e por esta altura é costumo escrever uma carta ao Pai Natal com os meus desejos, com os meus sonhos.
 
Este ano quem me conhece e quem tem convivido mais de perto comigo sabe que estou desmotivado e triste por todas estas políticas que apenas têm dois objetivos: O objetivo economicista (que vai sair muito caro ao nosso País!!!) e a degradação da escola pública!!!

No entanto recuso baixar os braços e espero que este grito se vá ouvindo um pouco por todo o lado!!!

Olá Pai Natal!

Este ano volto a escrever para renovar alguns pedidos. Quando era criança e escrevia algo mágico acontecia ... bem sei que nessa altura me limitava a brincar... Espere! Brincar!!! Muitas crianças nem isto podem fazer nos dias que correm. Os tempos realmente mudaram!

Tal como disse antes, é impossível não se falar de crise e de como esta tem afectado o nosso País ... Diria que a pior crise não é essa ... A pior crise é termos uma Sociedade cada vez mais egoísta, onde os únicos valores são o dinheiro e o olhar para o "meu próprio umbigo"...

Sem a prática de valores, não podemos falar, nem viver em Sociedade...

Eu atrevo-me a dizer que é possível vencer esta crise, mas para isso precisamos de Mudar Mentalidades...É preciso "abraçar" os desafios que estão a surgir...

Para este ano gostaria de lhe pedir que cada um de nós (re)inventasse o futuro... Para isso teremos de contrariar o destino... Seja qual for o nosso papel na Sociedade, teremos de ser criadores do nosso futuro e não ficarmos subjugados ao nosso destino!

Temos de colocar o melhor de nós em cada gesto, em cada acção, em tudo o que fazemos.

Que Família, Escola e Comunidade dêem as mãos, fomentem o diálogo para que se crie um ambiente mais harmonioso para as crianças...para o Futuro do nosso País!!!

Que o preconceito seja deixado de lado ... Que todos ocupem o seu lugar na sociedade, independente da cor, sexo, opção religiosa ou sexual, pela deficiência ou classe social...

E não, isto não são utopias...Bem sei que é difícil, até porque a mudança de mentalidades é a barreira mais difícil de ultrapassar...Sozinhos não derrubamos esta barreira, mas se cada um fizer um pouco, a Sociedade mudará...

Para que a mudança seja possível é pressuposto que haja predisposição, empenho e receptividade de toda a Sociedade, bem como capacidade de diálogo para alcançarmos este desafio.

Por último, gostaria também de lhe pedir que me deixem ser Professor! O contacto diário com “os meus meninos” faz-me bem, faz-me crescer enquanto profissional, enquanto educador/professor, apesar de todas as barreiras/obstáculos que vou encontrando pelo caminho.

Obrigado por me voltar a "aturar" Pai Natal.

E desculpe se também eu, em algum momento da minha vida, deixei de acreditar nos meus sonhos, nos meus desejos.

PS: Bom Natal para Todos, são os desejos sinceros deste professor "sonhador"!!!

1 comentário:

  1. quando leio estas ou outras palavras do género... A sério que gostava mesmo que o Pai Natal fosse real e que tivesse o poder de concretizar os desejos mais justos!!! ;)

    ResponderEliminar