quinta-feira, 21 de março de 2013

Campanha pede integração para quem sofre de Trissomia 21

Por ocasião de mais um Dia Mundial da Trissomia 21, assinalado quinta-feira, dia 21, o Grupo Pais 21 lança uma campanha pública de sensibilização sobre as dificuldades de integração social que as pessoas com este problema ainda sentem, de forma a lutar contra os preconceitos profundamente enraizados na sociedade.

Dando voz a quem muitas vezes não a tem, a campanha será lançada através de uma rede de Mupis, nos principais centros urbanos, anúncios de imprensa e internet, apresentando 10 casos de crianças e jovens do Grupo Pais21 que mostram o que fazem e são capazes de fazer. «Acredita, eu consigo» é a mensagem transmitida nestes 10 exemplos de vida.

«Queremos com esta campanha, mais do que sensibilizar, mudar mentalidades, provocar no público e nas empresas a reflexão sobre a capacidade e a responsabilidade de cada agente económico e social gerar oportunidades para as pessoas com Trissomia 21. Queremos dizer que acreditem connosco, de forma a que toda a sociedade fique a ganhar em termos humanos», explica Marcelina Souschek, responsável pelo Grupo Pais21.

Contando com o apoio técnico e científico da APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia21), o objectivo da associação de pais é desmistificar a imagem das pessoas com Trisssomia 21 e mostrar que são muito mais iguais que diferentes, têm grandes competências sociais, conseguem ser autónomas, ler, escrever e fazer desporto, ter uma profissão, ter uma vida.

Recorde-se que um em cada 800 bebés em Portugal nasce com T21. As crianças e jovens portugueses com T21 estão incluídos no ensino regular, aí aprendendo a ser e a agir como os seus pares. Hoje em dia o acompanhamento terapêutico e médico é muito eficaz, as crianças chegam cada vez mais longe, mas continuam a enfrentar grandes dificuldades na sua completa integração social e profissional.

In: DESTAK

Sem comentários:

Enviar um comentário