quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sair de cena

O erro frequente cometido por muitos pais, mesmo os mais bem-intencionados, quando chega a altura de aplicar um castigo consiste em emprestar muita emoção ao que fazem. Qualquer castigo é mais eficaz aplicado com calma e tranquilidade, usando um tom de voz sereno e firme. Muita irritação leva-nos a fazer coisas erradas, como gritar, humilhar, censurar ou mesmo bater na criança. Não é nada boa ideia aplicar um castigo quando estamos muito zangados. Nessas alturas o melhor é acalmar um pouco, de preferência longe da vista da criança (aquilo a que chamo "sair de cena"), e voltar ao assunto algum tempo depois, já mais calmos e emocionalmente controlados.

Além disso, a irritação do pai ou da mãe desvia a atenção da criança para algo secundário: a certa altura a criança está apenas preocupada com aquele estado de espírito dos pais e não com o que fez de mal ou o que podia ter feito de diferente.

Pior ainda: a irritação dos pais pode levar a criança a repetir o mau comportamento sempre que desejar chamar a atenção. Já descobriu que aquele comportamento é extremamente eficaz para conseguir a atenção dos pais.

Evitar este erro - muita emoção na altura de aplicar um castigo - é fundamental para que a disciplina seja eficaz.

Por: Pediatra Paulo Oom

2 comentários:

  1. Excelente texto. Gostaria de saber se posso postar no blog, com os devidos créditos.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Se houver textos relacionados com a Educação Especial que considere pertinentes pode contactar-me...se forem da sua autoria pode enviar-me os textos que publicarei.

    Abraço e obrigado pela visita

    ResponderEliminar