sexta-feira, 27 de maio de 2011

Contar até três

Existem inúmeras situações em que podemos utilizar a técnica de contar até três, que tem enorme sucesso se for usada regularmente e de forma correcta. Que significa isto? Significa que contamos até três apenas com números inteiros, nada de dois... dois e meio... dois e três quartos... como se estivéssemos com medo de aplicar as consequências. 

Para isso mais valia contar até dez, o que seria um exagero, pois dávamos à criança nove (!) hipóteses de se continuar a portar mal. 

Por outro lado, quando a situação é recorrente e a criança não tem qualquer dúvida de que se está a portar mal, nada de explicações desnecessárias. Demasiadas explicações apenas tiram força à lição que queremos dar. Por vezes pode ser necessário explicar porque não queremos determinado comportamento: quando é uma situação nova, quando se trata de uma situação grave ou pouco usual ou, dada a situação e a idade da criança, ela não percebeu que se portou mal. Tirando estas excepções, nada de esclarecimentos. Apenas acção.

Por vezes a atitude da criança é mais grave e exige uma estratégia diferente: algumas situações são suficientemente graves para não darmos à criança várias hipóteses de se portar mal. Nessas situações o "três" deve surgir de imediato. Por vezes a contagem pode envolver diferentes comportamentos, sendo a criança posta de castigo quando se atinge o "três".

Pediatra Paulo Oom

Sem comentários:

Enviar um comentário