Ontem estive presente numa formação subordinada ao tema da "DISSOCIAÇÃO ENTRE DÉFICE COGNITIVO, DEFICIÊNCIA MENTAL E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM GERAIS E ESPECÍFICAS". Apesar de frequentemente se utilizarem as designações para o mesmo conceito, ficou clara a distinção entre deficiência mental e défice cognitivo.
Assim, resumidamente, segundo Miguel Palha, o défice cognitivo é basicamente definido por um quociente de inteligência (QI) significativamente inferior à média (mais precisamente, ao segundo desvio padrão negativo do teste utilizado que se situa, na maioria dos casos, entre os 70 e os 75), isto é, situa-se exclusivamente no nível da designada inteligência conceptual.
A deficiência mental corresponde à associação de um défice cognitivo a limitações no comportamento adaptativo (maneira como o indivíduo resolve problemas quotidianos pessoais e sociais) em, pelo menos, duas das seguintes áreas: comunicação, autonomia pessoal, autonomia doméstica, competências sociais, uso de recursos comunitários, auto-controlo, competências académicas, competências no trabalho, tempos livres, saúde e segurança.
Para aprofundar estes conceitos, consultar o artigo "Deficiência Mental e Défices Cognitivos".
Por: João Santos
In: INCLUSO
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