segunda-feira, 27 de junho de 2011

1º Encontro Tecnologias na Educação Especial

O grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Santa Iria, em Tomar, vai realizar o “1º Encontro Tecnologias na Educação Especial“, no dia 30 de Junho, entre as 10:00h e as 15:30h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar.

Este evento tem o apoio de várias entidades, nomeadamente da Cnotinfor que também estará presente no evento para proferir uma comunicação sobre “Tecnologia e Inclusão no Ensino Especial“.

Nessa comunicação será dado destaque à utilização dos Símbolos para a Literacia da Widgit (SLW), como um valioso auxiliar na Comunicação Aumentativa e Alternativa, na dislexia e na aprendizagem em geral.Os mais de 10.000 símbolos SLW foram objeto de estudo durante vários anos com o objetivo de atender a públicos muito diversificados.

Destacamos algumas das suas características:
•poucos detalhes de modo a reduzir a confusão visual;
•coerência e consistência entre as diversas categorias de símbolos;
•edifícios, salas ou divisões, lojas, pessoas e profissões, família, pronomes, preposições…
•marcadores gramaticais opcionais para auxiliar escritores e leitores;•símbolos coloridos e a preto e branco;
•simbolização automática inteligente…

Esse evento conta ainda com a comunicação Ideias práticas do grupo EB 2/3 de Santa Iria e CRI de Tomar; o encontro será enriquecido com a presença do engenheiro Luís Figueiredo do IP da Guarda e do CRTIC de Santarém.

Esta actividade encontra-se inserida no Projecto "Aprender e Inovar ComTIC".

Poderá ver aqui o Programa da Acção e a Ficha de Inscrição.Para mais informações envie um mail para: tesouraria@santairia.pt.


In: Incluso

Sem comentários:

Enviar um comentário