sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alunos com Necessidades Educativas Especias NEE Identificação e Intervenção Pedagógica

Alunos com Necessidades Educativas Especiais NEE: Identificação e Intervenção Pedagógica

Lusófona de Verão 2011


Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25h

Créditos (CCPFC): 2 Créditos

Registo: CCPFC/ACC-63939/10

Formadores: Maria Odete Emygdio da Silva

Objectivos
  • Aprofundar conhecimentos sobre concepções e práticas de observação e avaliação;
  • Equacionar dispositivos de avaliação adequados às situações educativas;
  • Conhecer técnicas e instrumentos de observação e avaliação de situações educativas.
  • Fomentar a aquisição de competências relativamente à elaboração e implementação de planos e/ou programas de intervenção adequados às necessidades dos alunos, no contexto escolar em que estão inseridos.

Destinatários
  • Educadores de Infância
  • Professores do 1º, 2º, 3º Ciclos e do Ensino Secundário
  • Docentes de Educação Especial
Conteúdos

I. Perspectiva ecológica da avaliação (3 horas)
  • Pressupostos teóricos
  • Objectivos, funções e etapas do processo
II. Metodologias de observação e avaliação de situações educativas (5 horas)
  • Estratégias formais e informais
  • Métodos e técnicas de observação e avaliação
III. Identificação de necessidades educativas especiais: alguns indicadores de risco (4 horas)

IV. Intervenção pedagógica com alunos com NEE (8horas) decorrentes de:
  • Dislexia
  • Disortografia
  • Disgrafia
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Espectro do autismo;
  • Défice cognitivo;
  • Multideficiência
V. Diferenciação Pedagógica e Aprendizagem Cooperativa (3 horas)

VI. Transição para a Vida Activa (2 horas).
  • Metodologias de Ensino
Partir-se-á, sempre que possível, da reflexão sobre a experiência profissional dos formandos, procurando combinar essa reflexão (individual e em grupo) com a exposição de temas. As aulas serão teórico-práticas.

Regime de Avaliação

A avaliação decorrerá:
  • de trabalhos realizados em grupo ao longo das sessões
  • de um trabalho individual sobre os assuntos abordados
Os formandos serão avaliados de acordo com a qualidade dos trabalho apresentados, do nível de participação e envolvimento.

Identificação dos termos da avaliação:
  • Assiduidade_ 50%
  • Participação e envolvimento no trabalho _ 25%
  • Produto final _ 25%
A escala de avaliação a aplicar é a prevista no Estatuto da Carreira Docente, aprovada pelo Decreto-Lei nº15/2007, de 19 de Janeiro:
  • Excelente: 9 a 10 valores
  • Muito Bom: 8 a 9 valores
  • Bom: 6,5 a 7,5 valores
  • Regular: 5 a 6,4 valores
  • Insuficiente: 1 a 4,9 valores
Calendarização

Julho
Dias 4, 5, 6, 7, 11, 12, 13 das 15h às 18h
Dia 14 das 15h às 19h

Propina: 120 €

Para mais informações: 

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