Alunos com Necessidades Educativas Especiais NEE: Identificação e Intervenção Pedagógica
Lusófona de Verão 2011
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25h
Créditos (CCPFC): 2 Créditos
Registo: CCPFC/ACC-63939/10
Formadores: Maria Odete Emygdio da Silva
Objectivos
- Aprofundar conhecimentos sobre concepções e práticas de observação e avaliação;
- Equacionar dispositivos de avaliação adequados às situações educativas;
- Conhecer técnicas e instrumentos de observação e avaliação de situações educativas.
- Fomentar a aquisição de competências relativamente à elaboração e implementação de planos e/ou programas de intervenção adequados às necessidades dos alunos, no contexto escolar em que estão inseridos.
Destinatários
- Educadores de Infância
- Professores do 1º, 2º, 3º Ciclos e do Ensino Secundário
- Docentes de Educação Especial
Conteúdos
I. Perspectiva ecológica da avaliação (3 horas)
- Pressupostos teóricos
- Objectivos, funções e etapas do processo
II. Metodologias de observação e avaliação de situações educativas (5 horas)
- Estratégias formais e informais
- Métodos e técnicas de observação e avaliação
III. Identificação de necessidades educativas especiais: alguns indicadores de risco (4 horas)
IV. Intervenção pedagógica com alunos com NEE (8horas) decorrentes de:
- Dislexia
- Disortografia
- Disgrafia
- Dificuldades de aprendizagem;
- Espectro do autismo;
- Défice cognitivo;
- Multideficiência
V. Diferenciação Pedagógica e Aprendizagem Cooperativa (3 horas)
VI. Transição para a Vida Activa (2 horas).
- Metodologias de Ensino
Partir-se-á, sempre que possível, da reflexão sobre a experiência profissional dos formandos, procurando combinar essa reflexão (individual e em grupo) com a exposição de temas. As aulas serão teórico-práticas.
Regime de Avaliação
A avaliação decorrerá:
- de trabalhos realizados em grupo ao longo das sessões
- de um trabalho individual sobre os assuntos abordados
Os formandos serão avaliados de acordo com a qualidade dos trabalho apresentados, do nível de participação e envolvimento.
Identificação dos termos da avaliação:
- Assiduidade_ 50%
- Participação e envolvimento no trabalho _ 25%
- Produto final _ 25%
A escala de avaliação a aplicar é a prevista no Estatuto da Carreira Docente, aprovada pelo Decreto-Lei nº15/2007, de 19 de Janeiro:
- Excelente: 9 a 10 valores
- Muito Bom: 8 a 9 valores
- Bom: 6,5 a 7,5 valores
- Regular: 5 a 6,4 valores
- Insuficiente: 1 a 4,9 valores
Calendarização
Julho
Dias 4, 5, 6, 7, 11, 12, 13 das 15h às 18h
Dia 14 das 15h às 19h
Propina: 120 €
Para mais informações:
Email: informacoes@ulusofona.pt
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