quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ténis "inteligentes" ensinam caminhos a invisuais

Uma empresa indiana desenvolveu um par de ténis "inteligentes" capazes de ensinar aos invisuais os caminhos para chegar onde necessitam. Os sapatos, batizados Lechal, funcionam através da comunicação com um smartphone por via de Bluetooth e já podem ser encomedados online.

Criados pelo designer Anirudh Sharma, empresário responsável pela start-up Ducere Technologies, durante um período como investigador nos Hewlett-Packard Labs de Bangalore, na Índia, estes ténis conseguem ligar-se a um sistema Android, iOS ou Windows Phone. 

Para orientar os utilizadores entre o local onde estão e o destino, a morada deve ser inserida no smartphone e o aparelho envia, depois, aos sapatos, os sinais necessários, que indicam a quem os calça para onde seguir com recurso à vibração (uma vibração no pé esquerdo, por exemplo, significa que deverá virar à esquerda).

Desta forma, explica o site oficial do produto, é possível caminhar com as mãos livres e sem precisar de olhar, constantemente, para o telefone, apesar de ser possível acompanhar o progresso no ecrã caso se deseje. 

Além dos ténis, que podem ser adquiridos por um valor que ronda os 100 dólares (cerca de 75 euros), Sharma e o seu parceiro de negócios, Krispian Lawrence, desenvolveram também um conjunto de palmilhas vibratórias com o mesmo efeito e forma de funcionamento que podem ser colocadas no interior de sapatos comuns. 


Tanto os ténis como as palmilhas são antibacterianos e laváveis, desde que se remova, primeiro, o módulo eletrónico da bateria, e ambos trazem um carregador USB que responde a sinais sonoros (como estalar os dedos), indicando aos utilizadores o nível de carga. Um carregamento, adiantam os criadores, é suficiente para três dias de uso. 

Embora sejam destinados a invisuais, os Lechal podem também servir como ferramenta para controlo da atividade física, já que conseguem contar o número de passos dados ou as calorias perdidas, bem como funcionar como auxiliar em viagens, vibrando, por exemplo, se quem os calçar estiver perto de um ponto turístico de interesse. 
Clique AQUI para saber mais sobre os ténis Lechal (em inglês). 

Notícia sugerida por António Resende

Sem comentários:

Enviar um comentário