sábado, 28 de maio de 2011

"Falando com quem Faz...: CÃOmigo -Projecto de Cinoterapia em Unidade de Ensino Estruturado”


Decorreu este sábado, dia 28/05/2011, mais uma sessão do Ciclo de Sábados: "Falando com quem faz". O tema abordado durante esta sessão foi “Projecto de Cinoterapia em Unidade de Ensino Estruturado” e a dinamização esteve a cargo da Psicóloga Carla Bernardo, da Terapeuta da Fala Andreia Caeiro, ambas do CECD, e do Treinador de Cães, João Vasconcelos.

A Psicóloga Carla Bernardo começou por fazer uma breve descrição do Agrupamento onde o projecto está a ser desenvolvido, Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho, do espaço envolvente e dos intervenientes em todo o processo. Fez uma breve síntese da história das Intervenções Assistidas por Animais. Apresentando uma boa fundamentação teórica para a implementação deste tipo de intervenção.


De seguida o treinador de cães, João Vasconcelos, falou um pouco sobre os Cães de Serviço (cães de assistência, cães de alerta e cães guia), dando-nos a conhecer como é realizada a selecção e o treino destes animais. Realçou a importância das famílias de acolhimento para o bom desenvolvimento e treino dos cachorros.

A Terapeuta da Fala Andreia Caeiro fez uma breve descrição sobre o Programa de Linguagem Makaton e sobre o PECS e de como estes programas podem servir como facilitadores para a comunicação.


No seguimento desta partilha, os dinamizadores partilharam  com todos os presentes alguns casos reais, apresentando objectivos específicos e estratégias de intervenção utilizadas para cada um deles. Foi possível observarmos a interacção entre a cadela e os alunos em contexto escolar ao longo de várias sessões e desse modo verificarmos as evoluções, as melhorias ao nível da interacção, da socialização e comunicação.




Os dinamizadores acabaram com uma citação de uma autora australiana, Donna Williams:

"Precisamos de luz na escuridão, e de som no silêncio. Precisamos de pontes em vez de muros, e de ser encorajados a passar essas pontes, um passo de cada vez, do nosso próprio mundo para um mundo partilhado."

Tal como referiu a Psicóloga Carla Bernardo, mais importante do que tudo pretende-se que as crianças criem laços...

As boas práticas foram motivo de reflexão e debate ao longo de toda a manhã, servindo desse modo para crescermos tanto a nível profissional, como pessoal...

Desta sessão saímos todos com uma certeza...É importante continuarmos a lutar e a trabalhar por uma Escola de e para Todos...

Este foi o último sábado relativo ao ano lectivo de 2010/2011, espero que este tipo de partilhas continue pela importância que têm para a nossa prática e pelo enriquecimento que proporciona a todos que assistem e participam.

4 comentários:

  1. Olá Prof. Nelson, passo para deixar um abraço, mas saio maravilhada com este video!!! Posso partilha-lo?
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim, pode ele está disponível no youtube.

    É sempre bom vê-la por aqui.Um grande abraço Cristina.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Ando a desenvolver um projecto de investigação (no âmbito de uma Pós-Graduação em Educação Especial) que aborda precisamente este tema da Terapia Assistida com Animais. Gostaria, se fosse possível, que me facultassem mais informações sobre o processo que estão a desenvolver: Como começou? Como se desenvolveu ou quais as etapas da aproximação/relação criança/animal? E, por fim, quais os instrumentos que estão a utilizar? Seria uma ajuda essencial para o desenvolvimento do meu projecto e também para que, eu própria, fique a conhecer melhor todo este enredo. Muito agradecida, Tatiana Maria (tatiana.ferreira.maria@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  4. Olá Tatiana!

    Se quiser posso tentar arranjar os contactos para entrar em contacto com os responsáveis pela dinamização desta acção.

    Abraço

    ResponderEliminar