sexta-feira, 20 de maio de 2011

Incluir é...

Hoje vivi uma experiência extraordinária onde a inclusão foi vivida realmente...Uma peça de teatro representada por uma turma onde todos puderam participar...Quem estava de fora nem se apercebia se existia algum aluno com necessidades educativas especiais.

É certo que em muitas ocasiões ainda, teimosamente, somos confrontados com colegas (por todo o País) a dizer que a inclusão é uma ilusão...que não há recursos para fazer a inclusão, que estes meninos não ganham nada em estar na escola e que só prejudicam o processo ensino/aprendizagem dos restantes colegas.

Não ambiciono conseguir mudar todas as mentalidades, ambiciono antes criar condições para que sejam dadas oportunidades a todos os alunos, ambiciono que todos possam usufruir das mais diversas actividades.

Para mim incluir é mais do que uma palavra...é viver, é agir, é dar oportunidades para que todos tenham as mesmas oportunidades...é um grande desafio onde cada pequeno passo é uma vitória...

Nos dias de hoje, ainda vemos professores que não criam oportunidades e/ou possibilidades diferenciadas para ensinar...preferem esconder-se atrás de um "rótulo" para se desculparem do insucesso.

Perante a situação vivida pode haver muitos que me perguntem e que recursos foram utilizados?! Os materiais construídos por todos os alunos...e muita entrega, muita dedicação de uma professora que faz com que toda a turma respeite a diversidade individual...que respeita a diferença de cada um em prol do grupo.

Colocarmos o foco nas potencialidades em vez de o fazermos na problemática faz com que seja possível proporcionar oportunidades para todos...faz com que seja possível incluir com sucesso, com qualidade!!!

São estes exemplos que me levam a acreditar que é possível acreditar numa escola de qualidade para TODOS!!!

4 comentários:

  1. Como sempre, palavras inspiradoras que nos tocam (leitores) e que fazem a diferença para melhor neste mundo, pelo menos na sociedade, com certeza!

    Cada um de nós pode fazer o que está ao alcance e ir um bocadinho mais além é sempre possível, basta querer! Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Haja quem acredite que é possível!
    Um abraço aos que acreditam e o tornam possível e para os que o partilham, de modo a que não pensemos que estamos sozinhos!
    EC

    ResponderEliminar
  3. Haja quem acredite que é possível!
    Um abraço aos que acreditam e o tornam possível e para os que o partilham, de modo a que não pensemos que estamos sozinhos!
    EC

    ResponderEliminar
  4. Bem-haja pelas suas palavras! Concordo inteiramente. Sempre tive nas minhas turmas crianças com NEE e acho fantástico poder contribuir para o crescimento/evolução desses meninos especiais, que fazem valer a pena tudo o que por eles fazemos.
    Ontem, na minha escola, foi dia de ídolos. Foi gratificante ver alunos assim a cantar ou a tocar flauta.

    ResponderEliminar