A Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, vai receber a formação de um programa que promete ajudar pais e técnicos de saúde a comunicar melhor com crianças autistas ou com outros distrúbios de desenvolvimento.
O programa da empresa britânica Pyramid Educational Consultants (PECS) ensina as crianças a associar imagens a ações, objetos ou sentimentos para que, através destes, possam encontrar um modo alternativo de expressão, ajudando a quebrar as barreiras existentes entre os adultos e as crianças autistas.
Este sistema de símbolos pretende que as dificuldades de comunicação sejam aliviadas e que as crianças se tornem praticamente independentes para fazer valer as suas vontades e sentimentos.
A formação, que se realiza ao longo do próximo fim de semana, tem ainda como objetivo melhorar as técnicas de terapeutas da fala, educadores de infância, professores de Educação Especial, docentes, pais, familiares e de outros profissionais do setor da saúde.
O Picture Exchange Communication System (PECS) foi adaptado para Portugal pelo My Kid Up - Centro de Intervenção Comportamental, uma organização que se dedica às crianças com distúrbios e atrasos de desenvolvimento. A formação vai decorrer ao longo do próximo fim de semana, na Fundação Bissaya Barreto, e conta já com a inscrição de 60 pessoas, do Norte e do Sul do país.
A inscrição para a formação do PECS pode ser feita através de correio ou pelo site oficial da My Kid Up, mediante o preenchimento de uma ficha de identificação. O curso de 13 horas tem um valor com desconto no total de 250 euros e inclui a entrega de uma brochura de apoio à formação, um manual de treino do PECS de 400 páginas e ainda a tradução do curso de inglês para português.
Clique AQUI para consultar o regulamento da formação do programa PECS.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]
In: Boas Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário