quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Carta ao Pai Natal

Chegou o Natal! Esta é uma época muito especial para a maior parte das pessoas, é a altura do ano em que, de alguma forma as pessoas se tornam mais benevolentes e altruístas. É a altura do ano em que valorizamos mais a família (embora esta deva ser valorizada toda o ano)! 

Ao longo dos anos tenho por hábito escrever um texto com o título: “Carta ao Pai Natal”. É verdade, tal como as crianças, também eu, nesta altura do ano, escrevo uma carta ao Pai Natal. 

É uma tradição que retomei, depois de muitos anos sem o fazer, por querer acreditar que muito dos meus sonhos são possíveis. Recuperei esta tradição para transmitir uma mensagem cheia de expetativas, cheia de sonhos. Até porque o limite dos sonhos é o mesmo da imaginação, já o poeta dizia que “o sonho comanda a vida”. 

Este ano queria transmitir uma mensagem de esperança, de transmitir que acredito numa verdadeira Escola Inclusiva! 

Durante este período de reflexão tenho em mente ações futuras para a construção de um caminho que tem de ser feito com equidade! 

Para que cada cidadão o possa ser de pleno direito temos de despoletar sensibilidades e alterar mentalidades...Gostava que a Sociedade começasse a compreender e a aceitar as diferenças de cada um para que o Mundo fosse mais inclusivo... 

Não se esqueçam de lembrar toda a Sociedade que na Educação, os interesses pessoais têm de ser colocados de parte... 

É urgente que todos os agentes educativos deem as mãos, fomentem o diálogo para que se criem contextos de qualidade e com mais equidade para todas as crianças...para o Futuro do nosso País!!! 

E não, isto não são utopias ... Bem sei que é difícil, até porque a mudança de mentalidades é a barreira mais difícil de ultrapassar ... Sozinhos não derrubamos esta barreira, mas se cada um fizer um pouco, a Sociedade mudará, a Escola será realmente Inclusiva!

Para que a mudança seja possível é pressuposto que haja predisposição, empenho e recetividade por parte de Todos, bem como capacidade de diálogo para alcançarmos este desafio. 

Por fazerem parte do meu blog… 

Por me fazerem sentir acompanhado nesta luta… 

E por todos os momentos (presencialmente ou através da blogosfera) que vivemos juntos desejo-vos um 

FELIZ NATAL!

2 comentários:

  1. As utopias criaram revoluções, religiões, transições mais ou menos drásticas... o que seja! É a utopia, como lugar de sonho, que é o motor da mudança. A mim, o lugar em que a diferença é abraçada e incorporada como parte da diversidade que todos somos, é a única ideia que alivia a revolta desse espaço não ser já um adquirido. Há-de ser, como tantas outras ideias, que outrora foram só pensamentos de alguns. E cartas ao pai Natal como esta, com tudo o que de acção está implícito, trazem esse lugar para uns metros largos mais perto. Obrigada por isso.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu Inês! É fantástico partilhar as utopias em prol de uma mudança efetiva;)

    ResponderEliminar