segunda-feira, 16 de março de 2015

A minha filha não é Autista!!!

Cada miúdo é único e individual!!! Cada miúdo tem o seu feitio próprio! Cada um tem as suas preferências, os seus gostos individuais e as coisas de que não gostam mesmo nada! E sim, existem miúdos com autismo e sem autismo, com ou sem uma data de rótulos que para aí inventaram!!!

O autismo que um miúdo possa eventualmente ter, não o limita como humano, como pessoa!!! São todos diferentes!!! Nunca digo que tenho uma filha autista, pois isso não é verdade! Tenho uma filha que por acaso tem autismo. Mas claro que não é autista!!!

Antes disso (e dessa coisa que dizem que ela tem), tenho é sim uma filha super especial e querida. Ora vejam: A minha filha é doce e meiga. Gosta do cor-de-rosa, de fadas e de princesas. Gosta de escrever recados de amor à mãe, adora andar de baloiço, adora matemática, fazer fichas e projectos; é muito dedicada e empenhada, curiosa e sincera. Sim, é muito sociável e adora pessoas! Tem uma honestidade e pureza estonteante e uma força interior arrepiante.

Ah Pois !! É verdade que tem algumas características que parece que se adequam a uma coisa que se chama Autismo, desorganiza-se com sons e barulhos intensos, não gosta que gritem a contar os parabéns, não percebe metáforas e é extremamente literal. Gosta de datas, sabe todos os aniversários de todos os colegas, familiares, amigos e conhecidos…e até sabe a que dia da semana calha!! Pois, e adora ver o euromilhões, também adora ver mapas e o boletim meteorológico!!! Adora ter amigos em casa e brincar às casinhas!! Procura incessantemente coisas sobre médicos!!!

Gosta imenso de jogar jogos da Glória, das Escadas e outros do género, além do Loto que faz o seu encanto. Para além disso, adora a Minnie, tem diversas “Minnies” cá em casa e até uma “mãe” Minnie que a obriga ver mapas e fazer percursos para a semana como se fosse vendedora. Às vezes penso que essa mãe Minnie devo ser eu… farta-se de falar, de gritar e exige montes de coisas numa voz estranha que a Joana adora fazer!

A Joana adora que gostem dela e de agradar. É uma trabalhadora intensa, adora todas as terapias e a escola. Para além disso, não sabe tratar ninguém por tipos ou classes, para ela todos somos literalmente iguais, novos /velhos, magros/gordos, brancos/pretos… Tem muitos amigos, alguns que não tem esta coisa que a rotularam e outros que tem como ela…

Alguns, ela pensa que “eles têm de trabalharem muito na terapia da fala porque são muito crescidos e ainda não falam”, e ela também ainda não fala bem mas anda a treinar muito os L’s e os R’s. Existem alguns meninos que fazem uns balanços que ela só faz a ler…mas ela adora qualquer menino!!!

Para ela são todos iguais!!! Mas obviamente que não são só qualidades, por vezes não percebe umas coisas muito complicadas dos crescidos ou não percebe porque se sente em aceleração crescente pelo ambiente e pode entrar num rodopio difícil de ser parado. Por vezes não compreende os “niis” e faltas de rotinas destes crescidos e quiçá a falta de paciência da mãe e do pai e de outros.

Torna-se inflexível, o que a faz fazer birras muito complicadas! Nessas alturas por vezes pode ouvir outros a chamarem-lhe teimosa ou que não está a ouvir, mas a verdade é que ela não nos consegue ouvir naquela angústia. Mas quando se acalma fica muito triste e arrependida e cada vez mais compreende os crescidos!!!! Anda contente por isso, pois cada vez mais, faz birras de crescido, ou seja menos birras!

Ela é uma menina que se esforça imenso para conseguir tudo e vai conseguir!! Por vezes o meio ambiente é muito violento e agride-a, mas cada vez mais, ela sabe viver com tudo isto!!! Ah é verdade, ela não falava, isolava-se completamente, era muito auto-agressiva, birrenta, fugidia, hiperativa etc……Pois mudou!!! Ou mudou ou então apenas floresceu. A mãe inclina-se para o facto de que ela tenha florescido!!

É verdade que teve muitas ajudas de uns crescidos que a entendem neste caminho de avanços e recuos. Mas todos os meninos com ou sem autismo precisam de ajuda para crescerem. E nem todos têm de crescer o mesmo, nem da mesma forma, porque então não seríamos todos especiais! E cada menino “com ou sem” qualquer coisa é especial.


A Joana sabe que alguns meninos que conhece se isolam e ela percebe tão bem! O mundo faz-lhes doer tudo e por vezes precisam de estar neles ou concentrados em algo, para conseguirem sobreviver à dor ou ao desconforto. Um dia ela disse-me: ” Sabes mamã, essa música faz-me sentir que o meu cérebro vai morrer” ; ” Sabes mamã eu não percebo porque é que o barulho do aspirador me faz não respirar” .

Sim, e a mãe dela não acredita em medicações!! Mas não recrimina outros pais que acreditam… Por estas e outras razões, nunca digo que tenho uma filha autista!!! Porque mentiria tanto!!! Eu tenho uma filha que adoro, que é cheia de coisas lindas e belas que não consegui nem expressar pela metade…pois ainda agora me lembrei que ela adora festas nas costas, fazer Yoga, fazer colecções de cromos, enfim…..

De facto, é impossível eu conseguir caracterizar esta menina tão rica e tão ela!!! Eu adoro a pessoa JOANA! Ela é linda e é AMOR como o diz tantas vezes. Que sorte tenho eu em a ter como minha filha!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário