terça-feira, 27 de março de 2012

Escolas com autonomia para organizarem turmas homogéneas

Dia Triste para a Educação em Portugal... 

Regressamos às políticas que defendem a ideia de que todos devem ser ensinados como se fossem um só, acreditando numa escola popular, com turmas homogéneas. 

"No âmbito do reforço da autonomia das escolas, estas poderão também organizar as turmas de modo a “prover a homogeneidade das aprendizagens”, indicou Crato. O que poderá ser feito através da constituição de grupos diferentes de alunos, de modo a permitir um maior apoio aos que têm mais dificuldades e que os alunos com sucesso possam progredir, esclareceu o ministro. Esta organização em grupos será sempre “temporária” e não presidirá à formação de turmas, acrescentou." (In: Público)

3 comentários:

  1. Não considero ter problemas de interpretação, mas não entendi nada do que li. Há por aí alguém que me possa ajudar?

    ResponderEliminar
  2. As próprias declarações são contraditórias...porque se por um lado diz que as escolas tem autonomia para criar turmas com "homogeneidade das aprendizagens”...e depois mais a frente diz que esses grupos serão temporários.

    Ao que tudo indica estamos a regredir a olhos vistos...:(

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto deixa pairar uma atmosfera densa e pesada com grandes nuances de ensino estratificado. Só falta agora voltar a instituir as célebres " orelhas de burro". Resta saber quem as vai usar! Daqui a uns tempos teremos oportunidade de aferir.

    ResponderEliminar