quarta-feira, 2 de maio de 2012

Call center inovador apoia clientes em língua gestual

A Vodafone lançou, na passada sexta-feira, um serviço inédito de apoio a clientes em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para surdos e pessoas com deficiência auditiva, tornando-se a primeira empresa nacional a disponibilizar um call center destinado, em particular, a esta comunidade.

Em nota de imprensa, a companhia explica que este serviço de apoio a clientes tem como intuito "colmatar as dificuldades específicas na comunicação com clientes possuidores de deficiência auditiva" e será possível através de uma vídeochamada gratuita para o número 12717 entre as 9.00h e as 20.00h durante os dias úteis.

Segundo a Vodafone, a implementação desta linha de apoio exigiu a criação de uma equipa de assistentes de call-center fluentes em LGP que, durante o período de formação, foram acompanhados por uma intérprete profissional e pelo presidente honorário da Associação Portuguesa de Surdos, Professor João Alberto Ferreira.

Por meio de um trabalho conjunto, ambos adequaram e transpuseram para Língua Gestual Portuguesa todos os módulos de formação de atendimento ao cliente que, anteriormente, passavam somente pela comunicação por voz. 

Além disso, dada a inexistência em LGP de determinadas palavras específicas do léxico das telecomunicações, a empresa esclareceu que foram adaptados gestos para designar, por exemplo, "pen de acesso à Internet", "tarifário" ou "rede", gestos esses que serão introduzidos na comunidade utilizadora da língua de forma gradual.

Desde 2005 que, no âmbito da sua política de responsabilidade social, a Vodafone Portugal disponibiliza tarifários com condições especiais e equipamentos adaptados para pessoas com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, "visando contribuir eficazmente" para a sua "integração" na "Sociedade de Informação".

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