sábado, 29 de maio de 2010

Brasil: Software Fone Fácil possibilita conversas telefónicas de pessoas surdas

No Brasil, o software Fone Fácil é o primeiro a possibilitar uma conversa entre surdos e “ouvintes”, sem a necessidade de intermediação de terceiros. O aplicativo permite a transformação da fala em mensagens de texto e vice-versa, permitindo a comunicação em tempo real entre dois surdos ou entre um surdo e um “ouvinte”. O objectivo futuro é fazer com que este sistema possa ser utilizado em qualquer tipo de telefone, e não só num smartphone com o aplicativo instalado. Segundo o gerente executivo da Brava Autonomia, Alexandre Andrade, todo o processo terá como base a utilização do plano de dados e não do plano de voz. 

Um dos voluntários para testar o Fone Fácil foi Rafael Emil, presidente da Associação dos Surdos de Pernambuco (ASSPE), Brasil. Rafael salientou a importância da tecnologia para a comunicação dos surdos. “O software permitirá, por exemplo, que o surdo faça o pedido de pizza sem precisar da ajuda de ninguém”, explica. “O bom do Fone Fácil é permitir que o surdo utilize o telemóvel para fazer chamadas telefónicas e não apenas para enviar SMS”.

Apesar de Emil não ter sentido dificuldades na utilização do software, opina que ainda é preciso fazer alguns ajustes no processo de conversão. “A transformação de mensagem para voz funciona a 90%, mas a conversão da voz em mensagens de texto ainda precisa ser melhorada”. Muitas vezes, o software não é capaz de reconhecer a voz do interlocutor e quando o faz, transmite as palavras de forma incorrecta, o que dificulta a compreensão do texto. 

Actualmente, o aplicativo possui um vocabulário com mais de 10 mil palavras, divididas em quatro categorias: solicitação de alimento, chamadas de emergência, marcação de encontros e gramática genérica.

Segundo Alexandre Andrade, estão a ser desenvolvidos esforços no sentido da resolução do problema da conversão. “Há uma série de obstáculos que precisam ser ultrapassados para que possamos oferecer uma solução perfeita. Uma das questões que estamos a tratar é o aprimoramento do processo de conversão da fala em mensagem”. 

Numa fase Inicial, o software funcionará apenas em smartphones com a plataforma Windows Mobile, mas dentro em breve, a Brava Autonomia pretende testar o Fone Fácil noutros sistemas operativos.

3 comentários: