quarta-feira, 26 de maio de 2010

EnPathia: Tecnologia Adaptativa para pessoas com mobilidade reduzida

A Eneso, Tecnologia Adaptativa S. L. é uma empresa de base tecnológica dedicada ao desenvolvimento de ajudas técnicas para pessoas com deficiência.

Tendo surgido em 2008, como um projecto da Universidade de Málaga, a Eneso nasceu com o objectivo de criar produtos tecnologicamente avançados, acessíveis e fáceis de utilizar. Para cumprir esse objectivo, conta com uma equipa multidisciplinar, formada por profissionais dos campos das engenheirias, da reabilitação e da educação.

Na Eneso realiza-se uma aposta firme na investigação e no desenvolvimento, e no diálogo directo com o usuário na hora de conceber, desenhar e melhorar o produto.

Para o desenvolvimento do EnPathia, um sistema patenteado da Eneso para o controlo acessível do computador, a empresa colaborou directamente com profissionais no tratamento psicológico de pessoas com deficiência da Universidade de Málaga e voluntários de diversas associações de pessoas com deficiência testaram o sistema, dando a sua opinião e contribuindo para a o seu aperfeiçoamento.

O EnPathia facilita o acesso ao computador a pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores.

Consiste num sensor de movimento que se fixa através de uma fita, a qualquer parte do corpo em que o usuário tenha mobilidade, como a cabeça, antebraço ou um pé. Mediante movimentos suaves e naturais o usuário pode mover o cursor, fazer clicks de rato, arrastar e largar, escrever texto através de um teclado virtual, substituindo dessa maneira o rato e o teclado convencional.

Pode-se configurar a velocidade e a sensibilidade do sistema de modo a adaptar-lo à experiencia, categoria, tipo de movimento de cada usuário, e também se pode usar de maneira independente ou, com um ou dois botões comerciais que disponham de um conector jack de 3,5mm. Vários usuários podem compartilhar o sistema num mesmo equipamento, criando perfis de cnfiguração personalizados.

O EnPathia funciona com os sistemas operativos Microsoft Windows e GNU / Linux.

A caixa do EnPathia contem tudo o que é necessário para se começar a trabalhar:

- Sensor de movimento
- Dispositivo USB para conecxão ao computador
- Fita de sustentação
- CD-ROM com aplicação e manual do usuário
- Guia rápido de instalação

O seu preço é de 214€ *, tornando-o acessível tanto a instituições como a clientes particulares.

(* IVA reduzido a 7%, incluido)

Contactos:

Eneso Tecnologia de Adaptación S.L.
Marie Curie nº8, Empresa 7
Parque Tecnológico de Andalucía ampanillas, Málaga
Site: www.eneso.es
Tel: 902 005 561

Traduzido por: Carina Oliveira (colaboradora permanente do ajudas.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário