terça-feira, 18 de junho de 2013

Portugal é campeão mundial de Atletismo Adaptado

Portugal acaba de revalidar o título de campeão do mundo, masculino e feminino, de Atletismo Adaptado, que já tinha conseguido em Itália há dois anos. As equipas portuguesas terminaram o 9º Campeonato do Mundo de Atletismo INAS, que decorreu em Praga, na República Checa, no lugar mais alto do pódio por nações, conquistando um total de 26 medalhas.

De acordo com a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), os atletas portugueses arrecadaram, no último dia de competição, mais cinco medalhas - três de prata e duas de bronze.

A primeira destas medalhas chegou por intermédio de Inês Fernandes, que conseguiu uma marca de 34.99m no lançamento de disco. Tiago Duarte e Erica Gomes foram também medalhados mas no salto em altura com, respetivamente, 1.72m e 1.48m. Lenine Cunha subiu, igualmente, ao pódio nesta especialidade, graças a um salto de 1.72m.

Samuel Freitas garantiu a última medalha portuguesa ao bater o novo recorde de Portugal nos 800m e terminar a prova na 3ª posição num tempo de 1.57.31. De destacar que, na mesma categoria, o jovem português Cristiano Pereira assegurou um "excelente quinto posto", afirma a ANDDI, com 2.00.88. 

Ainda no último dia de competição, destaque para os quartos lugares de Cláudia Santos nos 800m com 2.35.43 e para a estafeta feminina de 4x400 (Raquel Cerqueira, Cláudia Santos, Maria Graça Fernandes e Cátia Almeida) com 4.30.96. 

De referir também os quintos lugares de Ricardo Marques no disco com 32.41m, Bruno Gaspar nos 5000m com 16.47.89 e da equipa masculina de 4x400 com um tempo de 3.40.55.

Às cinco medalhas com que Portugal encerrou a prova juntam-se outras 21 conquistadas ao longo do campeonato, entre as quais sobressaem dois ouros de Lenine Cunha no triplo salto com 13.29m e no heptatlo com 4095 pontos, que o atleta (que se sagrou Melhor Atleta do campeonato) arrecadou ao quarto dia do mundial. 

Clique AQUI para conhecer em detalhe o desempenho de todos os atletas medalhados e saber mais pormenores sobre a participação portuguesa no campeonato do mundo.

Notícia sugerida por David Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário