sábado, 15 de junho de 2013

Visita pedagógica-formativa à Escola da Ponte


No passado dia 31 fomos visitar a Escola da Ponte. Uma escola  que nos deixou fascinadas! 

A Escola Básica da Ponte mudou de instalações em Setembro de 2012, para um grupo de edifícios onde convive lado a lado com uma escola tradicional.

Apesar da mudança de local (de Vila das Aves para S. Tomé de Negrelos) a escola está a receber muitas matrículas, inclusivamente do Pré-Escolar. Esta escola tem cerca de 160 alunos e uma equipa de 28 docentes, entre os quais educadores de infância, professores de 1º 2º e 3º ciclo. 

Todos os alunos e professores cumprem o mesmo horário. A filosofia desta escola tem subjacentes princípios de Inclusão, de solidariedade e cooperação, “que se podem traduzir de forma simplificada no seguinte: todos precisamos de aprender e todos podemos aprender uns com os outros e quem aprende, aprende a seu modo no exercício da Cidadania”. 

Tudo nesta escola é diferente! 

Começámos por uma visita guiada pelos próprios alunos que nos explicaram toda a organização e dinâmica, e ainda, responderam às nossas questões com muito desembaraço e precisão. 

Fascinante a prestação destes alunos!

O tempo e o modo de aprender exigem uma grande participação dos alunos. Os nossos guias disseram-nos "nesta escola temos direitos e deveres…para cada direito temos três deveres correspondentes… esta escola dá liberdade mas exige autonomia e responsabilidade….esta escola respeita o ritmo de cada um".

Aqui observamos práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Esta escola está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa. Não existem salas de aula. 

Existem espaços de trabalho que disponibilizam diferentes recursos (livros, dicionários, gramáticas, internet, etc.) para que os alunos possam aceder ao conhecimento.

Depois da visita guiada pelos alunos tivemos oportunidade de assistir a uma Assembleia geral de alunos. Este foi um momento fascinante. 

A Assembleia (15h-anfiteatro) foi orientada exclusivamente pelos alunos. Iniciaram com a -Leitura e aprovação da ata da assembleia anterior (por votação de braço no ar). 

Assuntos abordados pelos intervenientes: importância de zelar pelo espaço da escola e pelo material/ bens comuns; falta de higiene nas casas de banho; comportamento de alguns alunos na assembleia…

Surgiram propostas/sugestões para se evitarem esses problemas. Deu-se conhecimento de atividades realizadas na escola. Partilharam-se adivinhas e textos criativos – leitura efetuada por alunos de diversas idades.

As intervenções foram pertinentes, a mesa foi bem moderada pela aluna responsável, houve respeito pelas intervenções de todos os alunos, independentemente da idade.

Pudemos observar um modo de relação e comunicação muito especial entre todos, sentimos um ambiente familiar e de proximidade entre todos: alunos, professores-tutores, assistentes operacionais e famílias. 

Os pais/encarregados de educação estão muito implicados no processo de aprendizagem e na direção da escola.

Após o conhecimento da escola seguiu-se a conferência, Organização Escolar como promotora da equidade. A experiência da Escola da Ponte” dinamizada pelas professoras Ana Moreirinha, Jeni com debate onde foram colocadas algumas questões: 

Gestão do Currículo 

Como escola pública, segue um currículo nacional, com uma gestão flexível.

Planificação 

Os mais pequenos têm uma orientação mais direcionada. Na 1ª fase há planos quinzenais coletivos e depois passam a individuais. Os alunos escolhem o que querem aprender, não têm de seguir sequencialmente o que está previsto para cada disciplina, mas todo o programa está visível para que os alunos possam fazer a sua gestão. Têm sempre a presença de um orientador educativo. Ele vai ver se o que o aluno escolhe, necessita de conhecimentos anteriores e se é uma escolha possível para 15 dias.

O plano de quinzena é tutelado por um professor tutor e pelo professor daquela valência. A passagem de um aluno de um núcleo para outro (Iniciação para Consolidação ou deste para o Aprofundamento) tem perfil de saída traçado. 

Pode não ser no final do ano lectivo pois, não se espera por um momento definido antecipadamente para avaliar o aluno. Este pode pedir diariamente para ser avaliado, colocando a sua mensagem na caixa do “Eu já sei”. A forma de avaliação é negociada e avalia-se também o percurso e não só os conhecimentos adquiridos.

A escola está organizada em dimensões: 
  • Matemática 
  • Linguística – Francês / Português/ Alemão
  • Naturalística
  • Artística
Procura-se uma articulação transversal 

Na Ponte há duas dimensões de currículo

  • Currículo objectivo (CO) -previsto a nível nacional;
  • Currículo subjectivo (CS) -outras aprendizagens do aluno – está ligado à vida e história de cada um e da escola.

A forma e metodologia utilizada para chegar ao CO é que é a diferença da Escola na Ponte. Vive -se o dia a dia, apela-se à responsabilidade e solidariedade. 

Os interesses que os alunos trazem para a escola são sempre valorizados, isso “é conhecimento e é currículo”. 

Exames Nacionais

Cumprem-se os exames nacionais e provas finais de ciclo. Faz-se simulação da prova de exame para que o aluno se adapte à estrutura da prova. A classificação do aluno, relativa ao ano letivo, é dada no último período, negociada com os alunos, pais e professores. 

Trabalhar em Rede

Há reuniões de professores para definir estratégias a adotar para a resolução de problemas. 

Encontram-se respostas em conjunto. 
- Precisa de algo? 
– Vamos alterar estratégias? 

O trabalho de equipa “- …é difícil! É difícil expormo-nos… Mas é muito enriquecedor"

“ Não fica na solidão de ninguém  a incapacidade de dar resposta … essa angústia…” 

Quando o aluno tem dificuldades 

As dificuldades estão no professor e não nos alunos, são dificuldades de ensinagem… Os alunos desenvolvem trabalho acompanhados por tutores e orientadores educativos. 

Na escola não há um livro único adotado por disciplina. Estão disponíveis manuais de várias editoras para os alunos consultarem, levarem para casa, fazerem os exercícios … O material da escola é “comum” – pertence a todos.

A primeira ajuda ao aluno parte do grupo de pares , sempre na perspectiva de evolução dos alunos. 

Todos os alunos têm timings diferentes de aprendizagem. Cada aluno tem mais facilidade numa coisa ou noutra, são todos diferentes !!

- O que faz os pais escolherem a Escola da Ponte?

O projeto que já conhecem… professores , pais e alunos estão no mesmo patamar – é tudo uma família! É diferente da Escola tradicional, há um nível de respeito diferente!

Obrigada a todos os que nos acolheram de forma excepcional na Escola Básica da Ponte!

Por: Isabel Lopes e Fátima Craveirinha

In: Newsletter n.º 61 da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial de JUNHO 2013 (1ª QUINZENA)

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