quarta-feira, 5 de junho de 2013

Voluntariado entre alunos de Mafra para integrar autistas ganha concurso da AMI

A Escola Básica de Mafra foi a vencedora do concurso da Fundação AMI 'Liga-te aos outros' com um projecto de promoção de voluntariado entre alunos destinado a integrar colegas autistas que é hoje apresentado naquele estabelecimento.

Dulce Ribeiro, uma das professoras coordenadoras do projecto, explicou à agência Lusa que havia na escola a percepção de que "os alunos com necessidades educativas especiais, e sobretudo os alunos autistas, nem sempre se relacionam com os colegas e as suas interacções ficam restritas aos professores" dentro da sala de trabalho.

Para promover o convívio e construir uma verdadeira escola inclusiva, decidiram avançar com o projecto "Um Mundo para Além do Meu".

Trata-se de uma "resposta à diversidade" com o objectivo não só de contribuir para um maior convívio e uma melhoria das competências sociais e de comunicação dos alunos autistas, mas também para sensibilizar e envolver toda a comunidade "na vida daqueles que necessitam de ajudas educativas especiais".

Nesse âmbito, foram criadas diversas actividades, como acções de sensibilização sobre o autismo e de promoção de um banco de voluntários, visitas aos alunos autistas e convívios nos intervalos, durante os quais conversavam e brincavam com jogos.

Alcançados os objectivos, "agora todos se conhecem e dizem olá uns aos outros".

Um dos resultados mais surpreendentes, destacou a coordenadora, foi que "um dos alunos autistas, durante um intervalo, tomou a iniciativa de ir sozinho para o local dos encontros, sentando-se à espera dos outros colegas voluntários que, por sua vez, demonstraram saber já relacionar-se com ele, sem a ajuda dos professores".

Ao longo do projecto, outros alunos ficaram sensibilizados e foram engrossando o banco do voluntariado.

O projecto integrou o programa do 9.º ano da disciplina de Educação Moral e Religiosa, que procura alertar os alunos para os valores da tolerância, respeito, inclusão e solidariedade social, e envolveu quase uma centena de alunos voluntários.

O trabalho desenvolvido foi também orientado por uma professora de educação especial.

O concurso da AMI -- Assistência Médica Internacional foi lançado no âmbito do Ano Europeu das Actividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Activa.

Sem comentários:

Enviar um comentário