O presente seminário teve como objetivo traçar o panorama da formação de professores em Portugal, tendo como referência alguns estudos recentes, de modo a identificar constrangimentos, a perspetivar alternativas que permitam assegurar a eficácia da formação dispensada e a garantir que o sistema acolhe os melhores professores.
RELATÓRIO
Parte I: Formação Inicial de Professores - Instituições de formação e classificações dos docentes da educação pré-escolar e ensino básico e secundário | Sílvia Almeida e Ercília Faria
Parte II: Formação Inicial de Professores do 1.º e do 2.º ciclo - Tendências de organização curricular | Sílvia Almeida e Teresa Lopo
Apresentação de estudo: Formação inicial de professores - Instituições, classificações dos docentes e tendências de organização curricular | Sílvia Almeida e Teresa Lopo
Comentários: João Ruivo
CONFERÊNCIA
Formação inicial de professores: Um debate inacabado | Isabel P. Martins
MESA REDONDA | MODELOS DE FORMAÇÃO: CONSTRANGIMENTOS E ALTERNATIVAS
Formação de professores: constrangimentos e potencialidades | Maria Assunção Flores
Formação inicial de professores na União Europeia | Florbela Rodrigues
Formação inicial de professores no espaço europeu de ensino superior: Um estudo comparado | Filomena Rodrigues
(Re)pensar a formação de professores no contexto do processo de Bolonha: Que constrangimentos? Que alternativas? | Elisabete Brito
Que educadores desejamos? Que educadores formamos? | Maria Helena Horta
MESA REDONDA | MODELOS DE FORMAÇÃO E ACESSO À PROFISSÃO
Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores | Elza Mesquita
Problematizar a formação inicial de professores: Conhecer, ser e agir | Daniela Gonçalves
A (in)definição de uma filosofia curricular na legislação sobre formação de professores nos últimos 30 anos | Carlos Ceia
In: CNE
Via: Facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário