segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bactéria relaxante estimula capacidade cognitiva

A exposição a uma determinada bactéria pode influenciar a capacidade cognitiva. Este é o resultado de um estudo que foi agora apresentado no Congresso da Sociedade Americana de Microbiologia, realizado em San Diego, Califórnia.

Já se sabia que a exposição a certas bactérias presentes no meio ambiente podiam ter qualidades anti-depressivas. Dorothy Matthews e Susan Jenks, investigadoras de Sage Colleges, de Nova Iorque, apresentaram uma dessas bactérias, a Mycobacterium vaccae, um microrganismo da terra que é ingerido e respirado de uma forma natural quando se está no campo em contacto com a natureza.

Experiências anteriores realizadas em ratos tinham demonstrado que a bactéria estimulava o crescimento de determinados neurónios no cérebro, o que provocava uma aumento dos níveis de serotonina e uma diminuição da ansiedade. Visto que a serotonina tem um papel importante na aprendizagem, os investigadores começaram a equacionar se a própria bactéria podia estimular a aprendizagem.

No laboratório, acrescentaram a bactéria à comida de um grupo de ratinhos durante um estudo sobre a sua capacidade de moverem num labirinto. Em comparação com os que não ingeriram a bactéria, estes ratinhos percorriam o labirinto ao dobro da velocidade e com um nível de ansiedade muito inferior aos outros.

Numa segunda experiência, retirou-se a bactéria da dieta dos animais e voltou-se a medir a capacidade de percorrer o labirinto. Apesar de se tornarem mais lentos, continuavam a ser mais rápidos que os outros. Três semanas depois, voltaram a ser analisados e ainda restava alguma vantagem, apesar de não muito significativa, sobre os outros. Isto sugere que o efeito das bactérias é temporal.

Dorothy Matthews acredita que esta investigação indica que a Mycobacterium vaccae desempenha um papel importante nos níveis de ansiedade e no processo de aprendizagem dos mamíferos.

2 comentários: