quarta-feira, 19 de maio de 2010

Diferenciação Pedagógica: mais do que palavras...

Ontem durante uma formação que estou a frequentar fomos "sensibilizados para a diferença", trabalhando vários aspectos de uma forma muito dinâmica...

De lá surgiram muitas interrogações, mas uma pergunta ficou para reflexão...

Se todos nos acomodarmos o que restará do individual?

Ao ouvir esta questão, surgiram-me outras que ficaram a "viajar" pela minha cabeça durante todo o dia.

Será que a Escola e os Agentes Educativos respeitam a individualidade de cada criança? 

Será que se respeitam e/ou"aproveitam" as diferenças individuais em prol do grupo?

Não...a minha resposta a estas duas questões é Não, mas claro que existem excepções (felizmente digo eu...)...Senão vejamos...

Os Professores, na sua grande maioria estão preocupados com o currículo, defendem-se que este é demasiado extenso e que se sentem demasiado pressionados para o cumprirem...Ok...Até posso aceitar esta justificação, mas nada os obriga a "dar" aulas para o geral da turma, tendo como referência o "aluno-padrão" e/ou a média da turma...esquecendo-se daqueles que por um motivo, ou outro tem mais dificuldade...

Nada pode justificar esta postura até porque todos nós, em algum momento também já tivemos (ou temos) dificuldades e nunca gostámos de ser o "patinho-feio"...

É urgente que todos os agentes educativos alterem as suas práticas, respeitem as "diferenças" individuais para "crescimento" do grupo...E quando falo em agentes educativos, falo em TODOS!!!Não apenas em professores!!!

Muitos que estão a ler este texto devem estar a dizer: "Boa, mais um com muita conversa...isso é tudo muito bonito mas eu tenho 20 e poucos alunos"...A isto apenas posso responder, E qual é o problema?!?

Ouve-se falar em diferenciação pedagógica, ela está bem "vincada" em documentos que regem a nossa prática, mas depois no dia-a-dia muito fica por fazer...

A diferenciação pedagógica existe (ou deveria existir para...) para potenciar as capacidades de cada um, para valorizar a individualidade de cada criança...

Assim temos de ter um ensino dinâmico, a aprendizagem deve ser activa e deve haver interacção, não só entre as crianças e o professor (criação de relações), mas também entre as crianças e os objectos ...O tempo do Professor na mesa no topo da sala a leccionar junto ao quadro já acabou...É preciso que haja trabalho cooperativo...que os alunos sintam, vivam, experimentem...é preciso que eles aprendam vivendo...(vivendo aprendemos mais e melhor)...

Diferenciação Pedagógica não pode ser apenas um termo utilizado no Papel, ou porque fica bem (está na "moda"...).

Diferenciação Pedagógica é um conjunto de estratégias utilizadas para "retirar" do Individual e "colocar" em benefício do grupo...É o valorizar da partilha, da parceria, do grupo...é "crescer com o outro" criando responsabilidade individual para trabalhar de forma autónoma...É criar uma sala de aula "apetecível"...

É preciso repensar práticas e tal como referem Cardoso et al. (2000) é necessário que a escola privilegie o “saber”, o “saber-fazer” o “ser” e “ajudar a ser”, sendo o aluno o principal responsável pela sua própria aprendizagem, e o professor um prático reflexivo que exerce a sua profissão com autonomia, favorecendo a construção do conhecimento e o “aprender a aprender”,o que passará pelo abandono de uma pedagogia da dependência (reprodutora) em favor de uma pedagogia para a autonomia (transformadora).

10 comentários:

  1. Tanta lucidez em poucos anos, só pode querer dizer: grande homem, grande profissional e grande alma... Que a sorte esteja sempre consigo porque muitos hão de inveja-lo por tudo aquilo que demonstra ser num quadro educativo quase obsoleto, mas que resiste com garras, à evolução!
    Abraço e até breve
    Cristina

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  2. Olá Cristina!!!

    Agora deixou-me completamente sem palavras...Apenas posso agradecer as suas palavras...e continuar a demonstrar a mesma garra...

    Grande Abraço...Até breve ;)

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  3. Muito bom, que alento!!! Em perfeita sintonia!!
    Sem mais palavras!!

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  4. Aprendi muito contigo durante este ano ;)

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  5. Muito bom, mesmo!! Que alento.. mais uma vez em sintonia. Sem mais palavras!!

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  6. Esta reflexaão está fantástica e faz-me repensar na minha prática pedagógica e posteriormente reflectir sobre os aspectos positivos e aspectos a melhorar.
    Mas é bom saber que existem docentes que acreditam em metodologias activas e não no dito ensino "tradicional".
    Bom trabalho,bjs

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  7. Infelizmente é o retrato da nossa sociedade. Muita conversa, pouca prática. é melhor estar sentado e leccionar para todos.

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  8. As metodologias activas e expressivas possibilitam estratégias diferentes de aprendizagem. Cada um aprende no seu ritmo, no concreto e não de forma abstracta. Muitos estão convencidos que todos aprendem do mesmo modo, quando ninguém aprende da mesma maneira!!
    Força pupilos!!!
    Ainda bem que acreditam que é possível porque há dias de desalento!!! Tal como é referido por um anónimo é melhor estar sentado e lecionar para todos...eu acrescento, como se de um único se tratasse!! A escola e as suas práticas têm q mudar mas essencialmente mudar a mentalidade de alguns docentes!!

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  9. Ora nem mais "colega" (ai como eu detesto esta palavra)!
    Gostei da tua reflexão... fez-me lembrar o nosso professor Henrique Ramalho (o que nos dava sempre na cabeça!)... lool
    E o Rocha??! lool
    Foram bons anos... e bons professores, diga-se!
    Força! :)
    Estamos no activo pa fazer a diferença!
    :):)

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  10. Ora nem mais amigas :)

    É óptimo saber que não estou sozinho...e que um pouco por todo o lado vão havendo verdadeiros profissionais de educação...pessoas sinceras e verdadeiros PROFESSORES/EDUCADORES!!!

    Obrigado a todo(a)s...

    grande abraço

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