quinta-feira, 13 de maio de 2010

Investigação sugere que voz da mãe é tão tranquilizante como um abraço

Este artigo publicado no site: http://www.cienciahoje.pt/ veio mesmo a propósito...

Aquilo que retiro deste artigo é a importância do contacto...seja ele físico ou verbal...para a criação de vínculos...

"Um artigo publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society sugere que quando as pessoas ouvem a voz da sua mãe ao telefone ficam tão reconfortadas como se tivessem recebido um abraço.

Nesta investigação, 60 crianças do sexo feminino entre os sete e os 12 anos foram submetidas a situações de stress. Tiveram assim de falar e resolver problemas aritméticos em público, sem que estivessem à espera, o que fez com que ficassem nervosas.

Após esta experiência, as crianças foram divididas em três grupos, sendo que o primeiro recebeu uma ligação telefónica da mãe, o segundo foi reconfortado com um abraço e o terceiro assistiu a um filme considerado emocionalmente neutro.

Depois de terem sido analisadas as suas respostas hormonais a estas situações, foi verificado que os níveis de oxitocina subiram nos dois primeiros grupos praticamente na mesma medida, sem que tivesse havido um aumento no nível dessa hormona no terceiro grupo.

De acordo com o estudo, as duas primeiras situações proporcionaram o mesmo nível de conforto, que é medido pela libertação de oxitocina, uma hormona com um papel importante na criação de laços maternais e de confiança.

"Assumia-se que a libertação de oxitocina num contexto social requeria contacto físico mas estes resultados deixam claro que a voz de uma mãe pode ter o mesmo efeito de um abraço, ainda que elas não estejam fisicamente presentes ", sublinhou a coordenadora do estudo, Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.


2 comentários:

  1. :0) A importância dos vínculos!!

    ResponderEliminar
  2. A criação dos vínculos é essencial para o desenvolvimento de uma criança...em sintonia :)

    ResponderEliminar