sexta-feira, 14 de maio de 2010

Relações de afecto - vínculos

Esta semana fui confrontado com uma afirmação que me deixou completamente revoltado...A afirmação foi a seguinte: "Vocês são profissionais e não se podem apegar aos meninos"...

Que afirmação infeliz...

Esta é daquelas afirmações "chavão" que já tinha ouvido durante o curso, afirmação que vem sempre num discurso que mais tarde ou mais cedo eles (ou nós) vão embora...

Já enquanto estava a tirar a licenciatura tal afirmação não me "caiu" bem, mas acabou por passar...Anos mais tarde volto a ouvir a mesma afirmação e não posso deixar de me sentir revoltado, triste...

Vamos ver o significado da palavra apegar: afeiçoar; começar a gostar de alguém...Bem estes dois significados chegam...

Não é suposto eu, enquanto professor, começar a gostar dos meus alunos?!?

Não é suposto eu, enquanto professor, afeiçoar-me aos meus alunos?!?

Algo vai mal quando tal não acontece. A literatura é bastante clara sobre a criação de vínculos, esta é fundamental para o desenvolvimento da criança...Assim como é fundamental para a criação de uma relação.

Mas deixemos a literatura de lado, no dia-a-dia vê-se claramente a necessidade que temos de criar laços com as crianças...Elas (crianças) também têm necessidade dessa relação...Também sentem necessidade que o professor seja um AMIGO!!! E não apenas um transmissor de saberes produzidos por outros...

Correndo o risco de ser polémico, digo mais, até que ponto o aumento de violência nas escolas não vem por causa deste distanciamento?!?...desta falta de relações...da falta de "laços" entre aluno e professor?!?

Numa altura em que tanto se fala de Bullying, numa altura em que tanto se fala de comportamentos desajustados por parte dos alunos, eu pergunto: Quantos professores, no dia-a-dia, tentam criar uma relação com os seus alunos?

Uma relação onde o diálogo e a confiança sejam constantes, pois só desse modo é possível criar uma interacção, uma relação.

É importante que o Professor faça uma reflexão e que perceba que é muito mais que um transmissor de saberes. 

É fundamental que o Professor perceba que trabalha com seres humanos e que a criação de laços e de uma relação onde impere o diálogo irá fazê-los crescer e desenvolver de uma maneira mais "segura"...A união entre aluno e professor irá ser uma vantagem para todos, irá ser uma vantagem para a Escola!!!

8 comentários:

  1. Olá
    Não posso concordar mais consigo.
    O meu ponto de vista, como mãe, é precisamente esse e acho inconcebível a ideia de entregar o meu filho a profissionais que pensem que não podem (ou não querem) apegar-se aos alunos. Sem afecto nenhuma relação funciona.
    Obrigada pelas suas partilhas, sempre interessantes!

    ResponderEliminar
  2. !!!!!!!!!!!! Como eu te compreendo e sei a razão deste post!!!
    Não posso acrescentar mais nada a não ser que "finjo" que não percebo!!!
    A velha máxima do princepezinho:
    Só nos prendemos a quem nos cativa, se os nossos alunos não nos prendem...algo vai mal...Quando isso me acontecer...é melhor internarem-me urgentemente!!!

    ResponderEliminar
  3. PS este post em breve estará noutro blog!!!:0)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelos comentários e elogios...é óptimo saber que não sou o único a pensar desta forma...

    Aos poucos vamos caminhando e vencendo...

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Não se sinta sózinho nesse sentimento, porque felizmente não é o único!!! Felizmente mais (Talvez poucos) profissionais do ensino, valorizam as relações e a empatia, como o primeiro grande passo para o grande caminho que é o futuro e a vida. Além do mais não somos máquinas com o botão de ligar e desligar afectos. Somos pessoas e das duas uma - ou não valemos muito e conseguimos andar alheios a eles, ou temos valor enquanto seres humanos e não podemos desligar-nos dos afectos! Esta é a questão. Também sei que às vezes o sistema "corrompe", desmoraliza... mas não transforma pessoas em bichos, ou máquinas desprovidas do essencial, quando elas já não o são à partida! Nunca se deixe "enrrolar" pelo sistema... por vezes custa, por vezes sentimos essa força negativa, mas nós valemos mais que ela.
    Mais uma vez e no meu humilde papel de mãe, quero transmitir-vos muita força e coragem - professores e amigos de excelencia, e por tudo agradecer-vos sentidamente... se não fossem voces, estaríamos sózinhos... se não fossem voces os nossos filhos não progrediam como se vê hoje! A nossas vidas também estão um pouco nas vossas mãos... e o que me conforta mais é saber que só eles vos conseguem "agradecer" e retribuir tanta dedicação!

    ResponderEliminar
  6. ah e só mais uma coisinha... GRANDE CORAGEM EM AQUI FALAR DISTO PUBLICAMENTE!!! ADMIRO-O IMENSO NELSON!

    ResponderEliminar
  7. Bem...que dizer com este testemunho Cristina!!!

    Fiquei simplesmente sem palavras...

    Obrigado pelas suas palavras e humildemente agradeço todos os elogios...Não sei mais que dizer...Apenas que eu é que tenho de agradecer a todas as crianças por aquilo que me ensinam diariamente...Sem elas eu não seria metade da pessoa que hoje sou...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Estaríamos muito mal, se não criassemos laços de afectividade...afinal, passamos quase tanto tempo com Eles, como os próprios pais e às vezes, até mais.
    É a nossa missão, é o nosso trabalho, de outra forma, não teria sentido.

    ResponderEliminar