quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A família e o prazer da escrita

São muitos os pais e os professores que se queixam de que as crianças e os jovens não gostam de escrever ou não o sabem fazer. As atitudes que os pais têm relativamente à escrita influenciam muito as dos filhos, porque lhes servem de modelo. Se a criança estiver habituada a ver a família encarar a escrita como uma actividade útil e agradável ser-lhe-á mais fácil valorizá-la e sentir-se motivada para a sua prática.

Muitas actividades práticas e/ou lúdicas podem ser realizadas pelos pais com os seus filhos para fomentar neles o gosto pela escrita e para os ajudar a desenvolver competências nesse domínio, como, por exemplo, criatividade, enriquecimento de vocabulário, coerência textual. As actividades que se seguem são apenas alguns exemplos que, além de poderem ser postos em prática na família, podem ser fonte de inspiração para outras situações, nomeadamente esta época de Natal, em que as famílias passam mais tempo reunidas.

1. História colectiva

A família inventa uma história. Um elemento faz a primeira frase. O seguinte continua a história com outra frase e assim sucessivamente. Terminada a volta por todos os familiares, inicia-se nova ronda até que alguém conclua a história. Pode também ser previamente combinado o número de voltas ou o tempo para a realização desta actividade. Neste caso, o último elemento da família na volta combinada ou a falar no tempo previsto para a conclusão termina a história. As frases podem ser escritas por quem as diz, à medida que a história vai sendo contada, ou então a actividade pode desenvolver-se em duas fases: 1.ª - a história é criada oralmente; 2.ª - a criança escreve a história e ilustra-a.

2. Jogo das rimas

Um elemento da família diz e escreve uma palavra. Os restantes, na sua vez, dizem e escrevem uma palavra que rime com essa. Quem não o conseguir fazer perde e é excluído. Ganha o último a ficar em jogo.

3. Jogo das matrículas

Num percurso de carro, os elementos da família procuram fazer palavras que incluam as duas letras da matrícula dos carros que encontram. Ganha quem fizer o maior número de palavras.

4. Letra inicial

Pede-se à criança que diga e escreva o maior número possível de palavras começadas por uma determinada letra. Essas palavras podem ou não ter de respeitar um determinado critério. Exs.: animais, nomes de pessoas.

5. Em determinadas idades, alguns jovens poderão ser receptivos à ideia de escrever um diário. Se é o caso do(a) seu/sua filho(a), ofereça-lhe um. Mas, atenção: respeite a privacidade e não procure ler o que ele(a) lá escreve.

As sugestões apresentadas têm graus de dificuldade diferentes e fazem apelo a diversos conhecimentos e competências. Devem ser seleccionadas de acordo com a idade e os conhecimentos das crianças envolvidas. No entanto todas elas implicam uma interacção positiva entre pais e filhos que proporcionará uma vivência agradável da escrita, contribuindo para que ela seja um prazer.

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