quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ação de Formação “Os Porquês e o Como da Comunicação Aumentativa”

Ação de Formação

“Os Porquês e o Como da Comunicação Aumentativa”

Formador: Joaquim Colôa

Local: Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão (Escola Josefa de Óbitos) - Lisboa

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Modalidade: Curso de Formação

Calendarização: 6 mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 7 mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 13mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 14 mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 3 abr. 2013 (16h.30 – 19h.30); 4abr. 2013 (16h30 – 13h.30); 10 abr. 2013 (16h30 – 13h.30); 11 abr. 2013 (16h30 – 13h.30); 17 abr. 2013 (16h30 – 17h.30)

Nº de Horas: 25h

Unidades de Créditos: 1

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 72554/12

Conteúdos:

1. Posicionamentos e funcionalidade tendo em conta a utilização de Suportes de apoio para a comunicação e a autonomia (princípios gerais):

a. As competências básicas a desenvolver de modo a evitar determinadas incapacidades e limitações na perspetiva da utilização de Suportes de Apoio para a comunicação;

b. Os posicionamentos de controlo base para uma utilização com qualidade de Suportes de Apoio para Informação e Comunicação;

c. Condições gerais (motoras, sensoriais e cognitivas) para a introdução dos símbolos;

d. Como interagir com indivíduos que utilizam Suportes de Apoio para a Sinalização, Informação e Comunicação de forma a tornar o processo de comunicação mais eficiente;


2. Comunicação / linguagem / fala:

a. Aspetos gerais sobre o processo de comunicação 

b. Destrinça entre comunicação, linguagem e fala 

c. Alterações na aquisição e desenvolvimento da linguagem e fala

d. Tipos de Comunicação Expressiva

e. Aspetos gerais de avaliação e intervenção.


3. Sistemas Aumentativos ou alternativos de Comunicação (SAAC)

a. Aspetos gerais ao nível do Hardware e do Software

b. Sistemas com e sem ajuda e sistemas mistos

c. Diversos tipos de seleção

d. A chave de Fitzgerald.

e. Os diversos sistemas (Bliss, Rebus, Makaton, PIC, SPC e PEC) e os seus vários suportes (manuais e informáticos)

f. Princípios gerais a ter em conta na seleção e introdução dos primeiros símbolos e aspetos específicos da introdução de alguns sistemas (Makaton e PEC).

g. A utilização de objetos na construção de Suportes de Apoio para a comunicação (os sistemas tangíveis).


4. Modelos de avaliação com vista à utilização de um Suporte de Apoio para a comunicação em contextos pedagógicos:

a. Processo de avaliação: o modelo sistémico

b. A importância de avaliar capacidades e competências específicas (motoras, sensoriais e cognitivas)

c. Processo de tomada de decisão


Valor a pagar: 50€ (associados) e 70€ (não associados)


Inscrição para proandee@gmail.com ou para o link


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