Ação de Formação
“Os Porquês e o Como da Comunicação Aumentativa”
Formador: Joaquim Colôa
Local: Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão (Escola Josefa de Óbitos) - Lisboa
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Curso de Formação
Calendarização: 6 mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 7 mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 13mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 14 mar. 2013 (16h.30 – 19h.30); 3 abr. 2013 (16h.30 – 19h.30); 4abr. 2013 (16h30 – 13h.30); 10 abr. 2013 (16h30 – 13h.30); 11 abr. 2013 (16h30 – 13h.30); 17 abr. 2013 (16h30 – 17h.30)
Nº de Horas: 25h
Unidades de Créditos: 1
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 72554/12
Conteúdos:
1. Posicionamentos e funcionalidade tendo em conta a utilização de Suportes de apoio para a comunicação e a autonomia (princípios gerais):
a. As competências básicas a desenvolver de modo a evitar determinadas incapacidades e limitações na perspetiva da utilização de Suportes de Apoio para a comunicação;
b. Os posicionamentos de controlo base para uma utilização com qualidade de Suportes de Apoio para Informação e Comunicação;
c. Condições gerais (motoras, sensoriais e cognitivas) para a introdução dos símbolos;
d. Como interagir com indivíduos que utilizam Suportes de Apoio para a Sinalização, Informação e Comunicação de forma a tornar o processo de comunicação mais eficiente;
2. Comunicação / linguagem / fala:
a. Aspetos gerais sobre o processo de comunicação
b. Destrinça entre comunicação, linguagem e fala
c. Alterações na aquisição e desenvolvimento da linguagem e fala
d. Tipos de Comunicação Expressiva
e. Aspetos gerais de avaliação e intervenção.
3. Sistemas Aumentativos ou alternativos de Comunicação (SAAC)
a. Aspetos gerais ao nível do Hardware e do Software
b. Sistemas com e sem ajuda e sistemas mistos
c. Diversos tipos de seleção
d. A chave de Fitzgerald.
e. Os diversos sistemas (Bliss, Rebus, Makaton, PIC, SPC e PEC) e os seus vários suportes (manuais e informáticos)
f. Princípios gerais a ter em conta na seleção e introdução dos primeiros símbolos e aspetos específicos da introdução de alguns sistemas (Makaton e PEC).
g. A utilização de objetos na construção de Suportes de Apoio para a comunicação (os sistemas tangíveis).
4. Modelos de avaliação com vista à utilização de um Suporte de Apoio para a comunicação em contextos pedagógicos:
a. Processo de avaliação: o modelo sistémico
b. A importância de avaliar capacidades e competências específicas (motoras, sensoriais e cognitivas)
c. Processo de tomada de decisão
Valor a pagar: 50€ (associados) e 70€ (não associados)
Inscrição para proandee@gmail.com ou para o link
Sem comentários:
Enviar um comentário