sábado, 26 de março de 2011

Dar mais competências aos cidadãos com problemas auditivos

Dar aos cidadãos com necessidades especiais, mais concretamente àqueles que sofrem de surdez, os meios necessários para terem uma formação com mais qualidade em áreas relacionadas com a aprendizagem da língua inglesa e da informática é o objectivo do projecto eFESTO.

O projecto junta entidades púbicas e organizações de apoio social de quatro países europeus (Bulgária, Hungria, Itália e Polónia) e aposta nas ferramentas de eLearning, ou seja no ensino à distância suportado pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para dotar aos cidadãos polacos de maiores competências para entrarem no mercado de trabalho.

O ponto de partida para este projecto foi o facto de na Polónia o mercado de trabalho ser muito fechado para os cidadãos com necessidades especiais, ao que se junta o abandona do sistema de ensino por parte destes em idades muito precoces, dada a não adaptação do mesmo às suas necessidades específicas.

Em termos concreto o eFESTO consiste num portal que permite o acesso dos cidadãos surdos à informação relacionada com as áreas de formação que este disponibiliza (inglês e Tecnologias de Informação e Comunicação). Sendo que essa informação é trabalhada e adaptada a estes utilizadores.

No domínio das TIC o objectivo é dotar os alunos de capacidades para trabalhar em domínios como a gestão e utilização de aparelhos eléctricos e electrónicos em diferentes áreas como a biomedicina, as telecomunicações, a indústria e a protecção do ambiente.

Como o inglês é uma das línguas essenciais para quem entra no mercado de trabalho, também são disponibilizados conteúdos para a aprendizagem deste idioma. 

Mudar o paradigma

Um das motivações do eFESTO é mudar o paradigma da empregabilidade das pessoas com necessidades especiais na Polónia, uma vez que dada a fraca escolaridade das mesmas e sua baixa qualificação empresarial trabalham maioritariamente na agricultura e em outras actividades rurais.

Com este projecto de eLearning centrado em áreas relacionadas com as novas tecnologias, os seus mentores esperam que a empregabilidade destes cidadãos passe a ter também uma incidência importante no sector da informática e das indústrias digitais.

Em termos de resultados, o eFESTO criou um ambiente inovador de aprendizagem para os alunos surdos, tendo impacto a nível didáctico, a nível económico, uma vez que reduz os custos com formação dada esta ser à distância, e social porque integra de forma mais adequada estes cidadãos no mercado de trabalho.

O eFESTO conta com financiamento da União Europeia e a sua implementação rondou os 499 mil euros.
 
In: I GOV

Sem comentários:

Enviar um comentário