sexta-feira, 11 de março de 2011

Que professores precisamos, numa escola do século XXI, para uma sociedade inclusiva?

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (2006), ratificada por Portugal através da Resolução da Assembleia da República n.º 56/2009, designadamente o seu artigo 24.º, veio impulsionar uma mais célere mudança das práticas educativas ao afirmar que a educação inclusiva não só possibilita o melhor ambiente educativo para os alunos com necessidades educativas especiais, como também ajuda a eliminar barreiras e a ultrapassar estereótipos.

Conscientes da necessidade de desenvolver práticas educativas inclusivas e da importância que a formação de professores assume na aquisição de competências neste domínio, os países membros da European Agency for Development in Special Needs Education elegeram esta temática como área prioritária de estudo.

O projecto Teacher Education for Inclusion, que teve início em 2009 e será finalizado em 2012, envolve 60 especialistas de 26 países europeus, incluindo Portugal, e conta com a participação da UNESCO, da OCDE e da Comissão Europeia.

Questões centrais do projecto:

  • Que professores precisamos, numa escola do século XXI, para uma sociedade inclusiva?
  • Quais as competências essenciais, dos professores do ensino regular, necessárias para uma educação inclusiva?
Com base na informação recolhida nos diferentes países, dados relativos à formação inicial de professores e identificação de boas práticas, o projecto culminará com a elaboração de um perfil de competências para os professores do ensino regular que terá em conta as atitudes e os conhecimentos considerados essenciais para o desenvolvimento de práticas inclusivas.

No site da European Agency for Development in Special Needs Education, em http://www.european-agency.org/agency-projects/teacher-education-forinclusion, encontram-se já disponíveis alguns documentos elaborados no âmbito deste projecto, designadamente os relatórios nacionais e a revisão da literatura no que concerne à investigação desenvolvida neste domínio e a documentos publicados por organismos internacionais sobre politicas educativas.

In: Boletim DGIDC

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