quarta-feira, 30 de março de 2011

I Encontro de Familias de Pessoas com Trissomia 21 - O Amor não conta Cromossomas

No passado dia 26 de Março de 2011, e encerrando as comemorações do 20º aniversário da APPT21 – Associação Portuguesa dos Portadores de Trissomia 21 – e do dia Internacional da Trissomia 21, que se celebrou no passado dia 21 de Março, realizou-se na Maia o I Encontro de Famílias de Pessoas com Trissomia 21.

A organização esteve a cargo da Ana Miranda Sottomayor, também ela uma mãe21, e que faz parte do Grupo Pais21.

Com uma perfeita recepção aos inscritos, e cada elemento da família depois de paga a inscrição – 15,00€ recebeu uma t-shirt alusiva ao evento. O título deste e dos futuros encontros passa então a ser “O Amor não conta Cromossomas”.

Foi um excelente espaço de partilha, onde se conheceram rostos das pessoas que habitualmente tanto partilham neste grupo, bem como os seus familiares com T21, nomeadamente filhos.

Foi a demonstração de que de facto “O Amor não conta Cromossomas”. O evento contou com pais orgulhosos numa plena interacção inter-famílias, com a presença de alguns técnicos do centro do Porto, num espaço amplo que ajudou a promover a boa disposição e o espírito de união.

Durante o evento, distribuíram-se panfletos do Bipp – Banco de Informação de Pais para Pais, e referenciou-se o atendimento voluntário a famílias de pessoas com deficiência, que funciona uma vez por semana o AFESPE, por panfletos afixados, para que as famílias conhecessem mais ferramentas que podem recorrer para eliminar algumas barreiras, que impedem o percurso favorável nestas questões.

Depois do almoço, seguiram-se duas intervenções de jovens com Trissomia 21. Uma das intervenções foi a da Marta Pereira, que para além de falar um pouco de si, partilhou connosco o facto de ter frequentado e concluído o 12º ano, e no presente momento frequenta um estágio de cabeleireira, onde já desempenha algumas das funções inerentes à profissão.

É uma jovem que vive o seu dia-a-dia de forma autónoma e independente, feliz e realizada pelos feitos e conquistas obtidas. Encerrou o seu testemunho com uma frase fantástica: 

"É possível. Nós conseguimos se vocês não desistirem de nós!" – esta simples frase diz tudo o que é essencial.

Seguiram-se duas apresentações de livros sobre Trissomia 21, por Sandra Morato e Carmo Teixeira.

O livro “Sara, a Luz” da Sandra Morato, que pretende que seja um guia acima de tudo de afectos para os pais, apresentado pela protagonista da história – a sua filha Sara de 5 anos com Trissomia 21. A Sara apresentou não só o seu livro, como as duas curtas-metragens sobre ela com a irmã, em família, em actividades quotidianas. Como não se conseguia reproduzir o som da música de fundo, fez questão por ela própria de ajudar a mãe a fazer a legenda de algumas das imagens. No fim, quando se conseguiu aceder ao som, interagiu em pleno com a musica, dançando, e trauteando, para encanto de muitos.

Seguiu-se Carmo Teixeira que apresentou as suas grandes obras de referência no apoio a pais e na desmistificação da temática da T21: “Tenho um irmão diferente” e “Crescer com um irmão diferente”. São ambos baseados no seu filho Henri hoje com 20 anos, e referências fundamentais quando de repente se recebe um filho “diferente".

Por fim foram apresentados os testemunhos de irmãos de crianças/jovem com Trissomia 21. Solicitou-se que falassem na perspectiva de irmãos e como sentem a deficiência da irmã. Começaram por falar os irmãos da Vera Souschek, o Fábio e o Filipe.

Juntou-se ainda o testemunho da irmã da Joana, a Carolina Caetano, da Região Autónoma da Madeira, que concluiu a sua intervenção com a afirmação: “não imagino a minha irmã de outra forma. Tenho muito orgulho nela”.

A Raquel Carvalho também deu o seu contributo com a sua boa disposição, vivacidade, alegria e enriqueceu o momento.

Estes jovens sem se terem apercebido, deram um contributo fantástico e uma lição para todos os pais. A voz dos irmãos na forma como sentem, encaram e lidam com a deficiência, neste caso a Trissomia 21, é fundamental no processo de integração e no sucesso de todo o percurso de vida da criança.

Foram ainda colocados os livros à disposição de quem os quisesse adquirir:

   •“Tenho um irmão diferente” – Carmo Teixeira
   •“Crescer com um irmão diferente” – Carmo Teixeira
   •“Sara, a Luz!” – Sandra Morato
   •“Por Amor às Diferenças” – Dr Miguel Palha
   •“O nascimento do João” – Associação Olhar 21

Parabéns à organização,com destaque para a Ana Miranda Sottomayor e sua equipa, que proporcionaram a todos um dia fantástico para sempre recordar.

(Artigo redigido sob a forma de testemunho por Sandra Morato. O Ajudas.com salienta a importância do trabalho de Ana Sottomayor que teve a ideia deste encontro e o organizou)

[ver mais informação ...]

In: Ajudas

Sem comentários:

Enviar um comentário