quarta-feira, 23 de março de 2011

Visita pedagógico-formativa a Salamanca

Decorreu nos dias 18, 19 e 20 de Março, uma visita pedagógico-formativa a Salamanca. Actividade organizada pela PIN-ANDEE. Cidade marcante, onde em 1994 foram traçados princípios que defendiam uma Educação para Todos fundamentais para o desenvolvimento de uma Escola Inclusiva.

Da visita pelas ruas de Salamanca podemos destacar a imponência da arquitectura e a grandiosidade dos monumentos. Esta cidade é simplesmente encantadora, com muita beleza e combinação de estilos e excelentes acessibilidades. O
aproveitamento de edifícios históricos sem descurar a conservação das estruturas é simplesmente fantástico.




Foto: EC

 As conferências decorreram num ambiente de partilha de experiências entre todos os presentes. Embora haja diferenças nos Sistemas Educativos de cada País (Portugal e Espanha) intrínsecas às diferenças culturais, pudemos verificar que as boas práticas existem e estão “espalhadas” por esse Mundo fora. Não poderia deixar de realçar a excelente recepção que tivemos na Universidade de Salamanca por parte do Professor Doutor Miguel Ángel Verdugo, Professora Doutora Francisca González, Professora Elena Martin Pastor, Professora Doutora Isabel Calvo e Professora Doutora Dolores Andrés.

Esta visita veio reforçar que a Inclusão é todo um processo onde as práticas, metodologias e intervenção educativas dependem de cada professor/educador. A mentalidade e sensibilidade de cada um vai influenciar todo o processo.

É necessário termos em conta que a diversidade não é “sinónimo de desigualdade, mas sim parte da universalidade”, bem como uma constante “colaboração e responsabilidade partilhada para garantir os princípios de igualdade”.

Não ter recursos, não é desculpa para não fazer … Se não temos algo, devemos adaptar o que temos para atingir o que pretendemos. É importante que coloquemos “mãos à obra” para fazer com que a Inclusão passe a ser uma realidade em toda a Sociedade. Para que isto aconteça é fundamental que haja trabalho de equipa, colaboração entre todos os intervenientes, não desistir apesar dos obstáculos…é indispensável que haja diálogo para uma efectiva mudança do contexto educativo, das práticas e metodologias para atender à diversidade de cada aluno.

Foto: EC
Em jeito de conclusão refiro que foi mais uma iniciativa de sucesso da PIN-ANDEE, uma associação que cada vez mais se assume como uma referência na Educação em Portugal.

Foi um fim-de-semana muito rico em partilha de experiências com debates enriquecedores entre todos os intervenientes que teve a particularidade de ser muito dinâmico e contar com o envolvimento de todos os participantes, quer nas conferências como nos momentos de lazer. 

2 comentários:

  1. DEFICIÊNCIA IGNORADA NOS "CENSOS 2011"...

    Não podia deixar de vir aqui denunciar mais uma situação que é incompreensível. Nos questionários que nos foram entregues para preenchimento de dados relativos aos “Censos de 2011”, muitas são as perguntas, mas nem uma única alínea para se perguntar se algum dos portugueses tem deficiência, muito menos qual o seu tipo. Assim se perde a grande oportunidade de se fazer um censo sobre os cidadãos diferentes de Portugal e qual a especificidade da sua diferença. Mais uma vez estes cidadãos são ignorados…

    Um abraço

    Mário Relvas

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  2. Experiência a repetir! :)
    Já está partilhado em
    http://pontosdevista-ec.blogspot.com/2011/03/visita-pedagogico-formativo-salamanca.html

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