segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Porto tem livros falados para deficientes visuais

Está agora disponível no Porto um serviço que promete facilitar a vida dos cidadãos portadores de deficiência visual. Trata-se da Biblioteca Sonora Digital, um repositório eletrónico, acessível online, de livros falados ou áudio livros.

Os livros são produzidos e disponibilizados pela Biblioteca Sonora, parte integrante da Biblioteca Pública Municipal da cidade invicta, e o acesso a eles é totalmente gratuito, embora seja restrito a invisuais e amblíopes, nos termos da lei.

Em comunicado divulgado no seu site oficial, a autarquia frisa que "esta valência de disponibilização de livros falados em suporte eletrónico, designadamente na interação com o sistema integrado de gestão das bibliotecas, é pioneira em bibliotecas públicas portuguesas".

De acordo com a Câmara Municipal, este é "mais um passo na modernização dos serviços e na aproximação aos utilizadores, garantindo bibliotecas municipais inclusivas".

A pesquisa das obras disponibilizadas em formato áudio digital pode ser realizada através do catálogo público de acesso online das Bibliotecas Municipais do Porto, mais especificamente no separador de "Braille e Áudio", criado de acordo com as diretivas para a acessibilidade do conteúdo na Web.

Os utilizadores podem aceder diretamente aos conteúdos áudio existentes tendo a oportunidade de descarregar, de forma imediata, o ficheiro áudio e de guardá-lo para o ouvirem em qualquer momento.

O projeto, promovido pelo Pelouro do Conhecimento e Coesão Social do município, conta já com algumas dezenas de obras em suporte digital. Porém, a Biblioteca Sonora é atualizada semanalmente e, até Março de 2012, estima-se que possam ser disponibilizados cerca de 500 títulos, o que corresponde a um total de mais de 2.500 horas de gravação.

Clique AQUI para aceder ao catálogo público das Bibliotecas Municipais do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário