quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Quem têm um porquê, enfrenta qualquer como!

A ideia de que o professor só ensina está totalmente ultrapassada nos dias de hoje.

O professor desempenha vários papéis ao longo da sua carreira e no seu dia a dia. Da orientação da aprendizagem dos alunos à tutoria e monitorização de projetos, quer de escola, de sala de aula, da liderança de cargos de gestão intermédia, à colaboração em equipas de trabalho, da investigação permanente suscitada pela postura reflexiva face à profissão, à sua formação, que se pretende formal e informal, e, finalmente, ao de companheiro e amigo dos alunos em atividades extracurriculares ou na comunidade.

Para tal terá que deter saberes especializados na sua área disciplinar, de desenvolvimento humano, modos e formas de aprender, recursos tecnológicos, organização do sistema educativo, trabalho colaborativo, dinâmica de grupos, entre muitos outros. Além dos vários papéis desempenhados pelo professor de hoje, há a relevante questão da sua realização como professor. 

Para o sucesso do trabalho educativo é importante que o professor goste do que faz e se sinta satisfeito e principalmente realizado.

Será que é o que acontece nos dias de hoje? 

Somos seres humanos, quando o país atravessa uma fase de grande desânimo, o professor pode desempenhar o mais valioso dos papéis - fazer passar aos seus alunos a mensagem de que o sucesso pessoal e coletivo só se alcança quando exercemos uma profissão de que gostamos e em cujos objetivos acreditamos. 

Sem uma formação sólida e credível dos cidadãos as sociedades não progridem. 

Quem têm um porquê, enfrenta qualquer como!

Por: Sandra Ferreira

In: Educare

Sem comentários:

Enviar um comentário