quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Projeto DACHOR vence Prémio Ser Capaz

O projeto DACHOR, iniciativa inserida no programa MIT Portugal – e apresentado durante o Ciência 2010 – e que envolve diferentes instituições, tais como a Universidade do Minho (UMinho), o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Instituto Superior Técnico (IST), recebeu hoje o primeiro lugar do «Prémio Ser Capaz - Investigação e Tecnologia», promovido pela Associação Salvador.

O galardão, no valor de 5000 euros, reconhece o trabalho da equipa de investigação e o impacto social que poderá ter o produto – uma inovadora ortótese ativa para o tornozelo de indivíduos com mobilidade reduzida e com patologias neuromusculares do aparelho locomotor.

O DACHOR é um projeto do programa MIT Portugal, liderado por Miguel Tavares da Silva (IST) e que envolve Paulo Flores (Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho), Carlos Vasconcelos e Jorge Martins (IST), Paulo Melo, Dava Newman e Hugh Herr (MIT). A inovação irá providenciar não só um suporte para patologias da marcha, mas também promover a reabilitação do aparelho musculosquelético. Esta característica deve-se à natureza híbrida da ortótese, que tem uma componente de atuação mecânica externa e uma componente de estimulação elétrica funcional.

“Consideramos que este projeto vai melhorar a qualidade de vida de pessoas com mobilidade reduzida e ajudar à sua integração na sociedade”, refere o professor Paulo Flores, que é também investigador do Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da UMinho.

A equipa do DACHOR espera que as inovações contribuam para uma melhoria da marcha, reabilitação muscular, aumento da autonomia, diminuição do consumo energético, tamanho e peso dos atuadores externos. Para o efeito, o projeto baseia-se em metodologias de dinâmica multicorpo, para modelar e otimizar a marcha humana patológica, e também em arquiteturas adaptativas de controlo inteligente de ambos os tipos de atuação. A Associação Salvador é uma entidade sem fins lucrativos que zela pela conquista dos interesses e direitos das pessoas com mobilidade reduzida, em especial dos portadores de deficiência motora.

Sem comentários:

Enviar um comentário