quarta-feira, 28 de abril de 2010

Direitos das Crianças: É preciso apostar na prevenção

As crianças devem estar alerta para eventuais abusos e desrespeito dos seus direitos. O alerta é lançado pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), no dia em que vai ser apresentada a Plataforma dos Direitos da Criança.

Dulce Rocha, presidente executiva do IAC, defende que é necessário promover políticas de prevenção para a protecção dos direitos das crianças.

Esta responsável falava a propósito da apresentação, hoje, da Plataforma dos Direitos da Criança, criada em 20 de Novembro do ano passado, data que assinala os 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e os 20 anos da Convenção sobre os Direitos dos Menores.

Na sua opinião, alertar é importante porque as violações dos direitos das crianças são uma constante e Portugal não escapa há regra.

Daí a importância deste projecto pioneiro que foi lançado há cinco meses e, que se prolonga até Novembro deste ano, com várias actividades conjuntas destinadas a sensibilizar os mais pequenos para o tema.

Tratou-se de uma ideia conjunta das várias associações que fazem parte desta plataforma, como o IAC, a Associação de Apoio à Vítima e a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens e Risco.

Por: Rádio Renascença

3 comentários:

  1. Um pequeno lapso (não escapa há regra)não retira oportunidade à notícia.
    Importantíssimo - respeitar os direitos da criança;
    Do mesmo grau de importância - criar condições para que as crianças cumpram os seus deveres.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa, mas vou ter de discordar um pouco...Sim é importantíssimo "criar condições para que as crianças cumpram os seus deveres", mas na minha opinião é muito mais importante que haja respeito pela criança e seus direitos...

    Sem este respeito, tanto da criança como dos seus direitos, nunca estarão criadas condições para que as crianças cumpram os seus deveres...

    Até porque se não houver RESPEITO, alguém já faltou com o seu dever!!!

    ResponderEliminar
  3. Mas estamos de acordo: são ambos importantíssimos. Um não vive sem o outro.
    Parabéns pelo Blogue.

    ResponderEliminar