domingo, 25 de abril de 2010

TMN associada à Campanha Global pela Educação

TMN desafia clientes a aderirem à 1GOAL, uma iniciativa a favor da educação universal.

Consciente de que na educação reside um dos factores mais importantes do desenvolvimento humano, a TMN desafia os seus mais de 7 milhões de clientes a aderirem à iniciativa 1GOAL Education for All, que visa despertar a comunidade internacional para a importância de alcançar a educação primária universal, um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio acordados em 2000 entre os principais líderes mundiais da Organização das Nações Unidas. De notar que, actualmente, cerca de 72 milhões de crianças em todo o Mundo – com destaque para o Continente Africano –, estão fora do sistema escolar.

Esta iniciativa, à qual está associada a GSMA (GSM Association) – entidade que promove o desenvolvimento da indústria móvel e que conta com a TMN como membro –, procura motivar a participação de todos através das novas tecnologias, nomeadamente recorrendo às redes móveis.

Nesta óptica, até Junho de 2010, a TMN enviará aos seus clientes um SMS despertando para a necessidade de garantir que, até 2015, todas as crianças de ambos os sexos tenham a oportunidade de completar um plano de estudos de escolaridade primária completo. Para aderirem a esta iniciativa, os clientes da TMN apenas terão de responder afirmativamente ao SMS recebido, pela mesma via (de forma gratuita), acção através da qual poderão manifestar o seu apoio à escolaridade primária universal. A TMN estará a contribuir, assim, para despertar os portugueses em geral para impulsionar, no século XXI, questões fundamentais da humanidade.

A iniciativa 1GOAL Education for All conta também com o apoio da FIFA, no âmbito do Campeonato Mundial de Futebol a decorrer entre 11 de Junho e 11 de Julho de 2010 na África do Sul, razão que intensifica a associação à campanha 1GOAL Education for All por parte da TMN, patrocinadora da Selecção Nacional de Futebol desde 1998 e um dos grandes apoiantes do desporto nacional.

Alinhada com a estratégia de responsabilidade social da Portugal Telecom – signatária do Global Compact das Nações Unidas –, e seguindo a sua política de sustentabilidade empresarial materializada na disponibilização de serviços e produtos na área da educação, a TMN solidariza-se com a importância de cumprir dentro dos prazos estipulados os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

1GOAL Education for All

No âmbito da Declaração do Milénio, adoptada em 2000 pelos cerca de 190 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas, foram aprovados os denominados Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que determinam entre outras metas a importância de alcançar a educação primária universal até 2015.

Em forma de alerta global, surge a iniciativa 1GOAL Education for All, uma campanha que, com o intuito de alertar os governos para aquele compromisso unanimemente estabelecido na Declaração do Milénio, pretende desencadear a adesão massiva a esta causa demonstrando que a educação deve efectivamente ser universal.

Esta iniciativa, por sua vez, está integrada na Campanha Global pela Educação (Global Campaign for Education), uma coligação internacional de organizações não governamentais, sindicatos, instituições escolares e movimentos sociais, empenhada na luta pelo direito à educação. A Campanha Global pela Educação nasceu em 1999 com o propósito de exigir dos governos o acesso e o usufruto do direito à educação para todos. Reclama que se tangibilizem todas as declarações que emergiram de fóruns e cimeiras internacionais até à data. Em Portugal, a Campanha Global pela Educação é implementada por uma plataforma de organizações da sociedade civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário