quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Governo prepara programa escolar "antibullying"

O Governo está a preparar um Plano Nacional de Segurança Escolar para aplicar no próximo ano letivo, incluindo um programa antibullying a ser implementado em todas as escolas do país, anunciou fonte do Ministério da Educação à agência Lusa.

"As escolas terão que adoptar este plano para evitar riscos externos e internos", referiu Paula Peneda, diretora do Gabinete Coordenador de Segurança Escolar (GCSE), acrescentando que uma das propostas feitas ao Ministério da Educação prende-se com um programa antibullying, para aplicar da pré-primária até ao final da escolaridade obrigatória.

"O professor vai passar uma mensagem às crianças de que a escola é um lugar de bem-estar, um lugar para aprender, para conviver, para fazer amigos e não um lugar de repressão ou para [os alunos] estarem oprimidos, sem falar diretamente de bullying", explicou a responsável à Lusa.

Outra das propostas é o alargamento ao 7º e 8º anos de escolaridade do tema "cidadania e segurança", atualmente ministrado como um módulo apenas a alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Formação Cívica.

"Fizemos uma avaliação muito positiva deste módulo. Aconselhámos as escolas a chamarem bombeiros, proteção civil e PSP para falarem sobre segurança. Talvez não seja alargado na fórmula de modo, mas esperamos que seja ministrado transversalmente em várias disciplinas", disse Paula Peneda, ressalvando que ainda não é certo o alargamento a partir do próximo ano letivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário