segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto em São Paulo ensina ballet a cegos

Depois de perder a visão aos 9 anos de idade, Geyza Pereira nunca pensou que fosse possível tornar o seu sonho de ser bailarina realidade. Hoje, com 25 anos, é bailarina profissional e também professora de ballet clássico da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, sediada em São Paulo, Brasil.


Segundo disse à BBC Brasil, a brasileira Geyza Pereira, invisual, soube que seria possível realizar o seu projeto de ser bailarina quando conheceu a professora Fernanda Bianchini, fundadora da escola.

Fernanda Bianchini começou a ensinar dança para cegos em 1995. A professora e fundadora desenvolveu uma técnica que permite que as crianças toquem nas suas pernas e nos seus braços para aprender os movimentos.

O trabalho e o método são ambos pioneiros em todo o mundo e foram desenvolvidos voluntariamente pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini. Através deste método, os deficientes visuais aprendem a dançar Ballet como qualquer outro bailarino.

Os passos são ensinados a cada aluno e o professor vai orientando o aprendiz. A partir de certa altura os bailarinos dançam apenas com instruções orais.

A Associação dá aulas gratuitas para deficientes visuais de todas as idades, existindo aulas de ballet clássico, sapateado, dança de salão, danças para terceira idade, ballet para adultos e música.

A escola, que pertence à Associação de Ballet e Artes para Cegos, já formou cerca de 300 bailarinas profissionais.

De acordo com a informação do site oficial da associação, "com estes cursos, os alunos melhoram a postura, o equilíbrio, a noção espacial e a autoestima, além de romper barreiras e preconceitos".

Fernanda Bianchini também fundou uma companhia de dança com as suas melhores alunas e sonha levá-las a atuar no exterior.

Clique AQUI para aceder ao site do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário