quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mensagem do fim do primeiro triénio de mandato da atual da ANDEE

Ainda no princípio de um ano lectivo, chegados ao fim de um ano civil e também ao fim do primeiro triénio de mandato da atual direcção da ANDEE. A vida é assim: um conjunto de processos que coexistem mesmo estando uns a começar outros a crescer e outros a desaparecer.

No meio de uma transitoriedade tão grande é tempo de retomar, de relembrar e de reafirmar o que pretende a nossa Associação. E talvez a nossa “missão” se pudesse resumir a três objectivos principais:

Antes de mais promover e valorizar a profissão de Professor de Educação Especial. Sabemos a forma tão volátil como são, por vezes, percebidas as suas competências. As vezes mesmo o quão são desvalorizadas. Queremos afirmar a dignidade e a importância do trabalho do Professor de Educação Especial. Há pouco uma professora que por longos anos esteve num serviço ministerial, e teve de regressar à escola confidenciou-me “Se eu me lembrasse o duro que é este trabalho, tinha certamente agido de forma diferente quando era coordenadora…” Queremos continuar a realizar cursos, palestras, seminários, provocar encontros e desencadear trocas de experiências, publicar documentos e livros de forma a que os professores se possam tornar mais competentes nas múltiplas áreas em que têm de intervir.

Queremos contribuir para a melhoria das políticas de apoio aos alunos com dificuldades na escola. Não é saudável que não haja uma observação, avaliação, monitorização sobre as decisões políticas em Educação Especial. Citamos positivamente a atitude da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário ao convocar (e convocar-nos para) uma reunião com vários interessados para discutir opções de política sectorial. Na falta de estruturas intermediárias a associações (e certamente também os sindicatos) têm um papel fundamental de higiene política para a melhoria do sistema.

E queremos com tudo isto contribuir para uma vida mais plena, com mais oportunidades e sucesso dos alunos que por motivos tão diferentes podem ter dificuldades na escola. Quase todos têm dificuldades em algumas áreas curriculares e em alguns momentos. Estes alunos precisam de encontrar apoio para superar as suas dificuldades. Um sistema educativo tem que cuidar da equidade e não só da excelência. E a equidade implica a existência de serviços de apoio.

Acabamos o ano civil no princípio do civil e em 2012 teremos um novo mandato da ANDEE. Passam os tempos mas a missão fica e continuamos a contar com todos os nossos sócios, amigos, simpatizantes para caminharem ao nosso lado.

David Rodrigues

Presidente da Pró-Inclusão – ANDEE

In: 2ª newsletter de Novembro da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Sem comentários:

Enviar um comentário