quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dez por cento dos pais sofrem de depressão pós-parto

As mães não são as únicas a sofrerem de depressão pré ou pós-parto, pois um número significativo de homens padece do mesmo problema, revela um estudo americano publicado ontem no Journal of the American Medical Association.

De acordo com os dados apresentados, dez por cento dos pais em todo o mundo sofrem de depressão pré-natal ou pós-parto, sendo que os americanos estão acima da média, com 14 por cento dos homens que têm filhos a sofrerem deste tipo de problemas.

Depois de terem sido analisados os dados de 28 mil participantes, recolhidos entre Janeiro de 1980 e Outubro de 2009, o estudo liderado por James Paulson, da Eastern Virginia Medical School, constatou que um quarto dos pais sofre o pico da depressão entre os três e seis meses depois do nascimento do bebé.

Os investigadores também verificaram que as mães apresentam o dobro do risco de sofrerem de depressão pós-parto, relativamente aos seus companheiros. Além disso, tal como nos homens, as depressões pós-natais tendem a acontecer entre os três e seis meses depois do parto, período em que 42 por cento das mulheres afirmam ficar deprimidas.

O estudo acrescenta ainda que há uma correlação entre este tipo de depressões nos casos femininos e masculinos, sendo que quando a mãe fica deprimida, o pai geralmente também é afectado.

Sem comentários:

Enviar um comentário