terça-feira, 18 de maio de 2010

Semana Dedicada à Pessoa com Deficiência

Semana Dedicada à Pessoa com Deficiência - 31 de Maio a 4 de Junho de 2010

Agrupamento de Escolas Oeste da Colina e Escola Secundária Carlos Amarante

O Agrupamento Vertical de Escolas Oeste da Colina (AVEOC), desde há três anos considerado Agrupamento de Referência para alunos Cegos e com Baixa Visão, com sede na EB 2/3 Frei Caetano Brandão, Maximinos, Braga, tem apresentado uma experiência continuada junto de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nos domínios da deficiência visual, cognitiva/motora e autismo.

O grupo de educação especial do AVEOC, em colaboração com a Escola Secundária Carlos Amarante, sente a necessidade de partilhar com a comunidade envolvente e com os parceiros institucionais a sua perspectiva educacional desenvolvida junto das famílias e dos alunos com NEE. Assim, decidiu organizar uma Semana de partilha e reflexão que traduzimos, de forma simples, por “Onde se encontra a diferença..”. Esta semana decorrerá entre 31 de Maio e 4 de Junho.

Esta denominação visa demonstrar que as pessoas com deficiência, sejam crianças, jovens ou adultos, são crianças, jovens e adultos como quaisquer outros, mas, devido às suas limitações de carácter permanente, apenas necessitam de apoios técnicos (materiais e humanos) diferenciados e mais permanentes ao longo da vida. Assim, é aqui que se encontra a diferença!

A semana dedicada à Pessoa com Deficiência irá iniciar-se no dia 31 de Maio, com o “Encontro e Partilha” de um grupo de instituições que integram o Fórum Municipal para as Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Braga. A «partilha» passará, na parte da manhã, por um leque variado de actuações desde danças, bombos ou teatros e, na parte da tarde, por um debate entre todas as instituições permitindo um saber mais elucidativo sobre cada uma e sobre o trabalho que desenvolvem.

No dia 1 de Junho, o AVEOC abre-se à comunidade para comemorar o “Dia das Expressões”. Conta-se com a presença de uma pessoa que se faz acompanhar do seu cão-guia, permitindo a interacção e a reflexão acerca da importância do cão-guia no seu dia-a-dia e na sua Orientação e Mobilidade. Em paralelo, decorrerá uma exposição de um conjunto de “obras tácteis”, desenvolvidas por todas as pessoas que desejarem vontade em expor a sua obra, que permite ao visitante sentir a arte de variadas formas, onde o tacto é uma das formas privilegiadas.

No dia 2 de Maio, o grupo de Educação Especial irá desenvolver acções de sensibilização em duas escolas do distrito de Braga, objectivando a abordagem de algumas áreas especificas do apoio ao aluno com Deficiência Visual, ou seja, do Braille, da Orientação e Mobilidade, da Estimulação Sensório-Perceptual e do Goalball.

Por fim, a semana culminará, no dia 4, com um Seminário Ibérico, intitulado “Os Percursos do aluno em Educação Especial - o ser criança, jovem e adulto” a decorrer no Museu Arqueológico Dom Diogo de Sousa. O Seminário visa dar a conhecer e discutir com toda a comunidade a nossa visão de Escola, reflectindo sobre o Apoio nas primeiras idades, sobre a Estimulação Sensório-Perceptual, os Factores de Auto-Determinação e a Transição Pós-Escolar.

“Acreditamos na capacidade e na necessidade de fomentar o conhecimento e uma interacção dinâmica entre as Famílias, a Escola, a Comunidade envolvente e as Instituições, de forma a que todos percepcionem o trabalho desenvolvido nos diferentes momentos da vida das famílias e dos alunos com NEE.

É a partilha destas diferentes experiências de vida, que nos permitirá perceber as áreas fortes e fracas do trabalho já realizado e em conjunto melhorar as competências a desenvolver e organizar em termos de futuro pós escolar uma rede de apoio aos alunos com NEE, que possa dar uma resposta eficaz de acordo com a sua problemática”.

Programa do Seminário Ibérico - “Os Percursos do aluno em Educação Especial - o ser criança, jovem e adulto” 

09:00 - 09:30
Sessão de Abertura
Director Regional da Educação do Norte • Director do AVEOC • Directora da
ESCA • Governador Civil de Braga* • Vereadora da Educação da CM Braga* •
EAE Alto Cávado* • Directora do CFAE Braga-Sul

09:30 -11:00
(30’+30’+30’)
1º Painel: Apoio nas primeiras idades
Moderador: Prof. Doutor Moura e Castro
O envolvimento parental
Prof. Doutora Leonor Moniz Pereira (FMH)
O desenvolvimento global da criança
Prof. Doutora Ana Maria Serrano (ANIP)
+ Debate

11:00 -11:15
Grupo de Gongos do Instituto D. João Novais e Sousa
Coffee Break

11:30 -13:00
(30’+30’+30’)
2º Painel: Estimulação Sensório-Perceptual
Moderadora: Dra. Conceição Menino *
O trabalho de Estimulação Sensório-Perceptual
Terapeuta Marta Samúdio (APPC) • Terapeuta Cristina Resende (APPC)
A Estimulação Sensório-Perceptual na Deficiência Visual
Dra. Maria Jesús Gómez (OCNE)
+ Debate

13:00 -14:30
Almoço

14:30 -16:00
(30’+30’+30’)
3º Painel: Factores de Auto-Determinação
Moderadora: Prof. Doutora Sofia Santos (FMH)
Os Factores de Auto-determinação na Deficiência Visual
Mestre Joaquin Herrera (ONCE)
Experiências em meio escolar
Psicóloga Sónia Dias (AVEOC)
+ Debate

16:00 -16:15
Coffee Break

16:30 -18:30
(30’+30’+30’+30’)
4º Painel: Transição Pós-Escolar
Moderadora: Dra. Lucinda Vila Verde (Centro D. João Novais e Sousa)
Apoio à pessoa com deficiência na inserção no mercado de trabalho
Dra. Sandra Marques (GIP)
Exemplos de sucesso no contexto associativo
APPACDM de Braga
Exemplos de sucesso no contexto laboral
+Debate

18:30 -19:00
Relação das conclusões
Sessão de Encerramento
Director Regional da Educação do Norte* • Director do AVEOC • Directora da
ESCA • Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação* • Presidente da CM
Braga* • Dr. Alfredo Cardoso - CM Braga

Aceda à ficha de inscição aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário