segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prémio para Programa de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo

Segundo a LUSA, o Programa de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo, que apoia cerca de 2400 crianças com deficiência ou problemas de desenvolvimento e respectivas famílias, recebe, esta quinta-feira, em Genebra, um prémio da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O prémio da OMS ao programa alentejano, implementado em 2000 e já considerado, em 2006, como «exemplo de boas práticas» a nível nacional, foi entregue na capital suíça, por ocasião da 63.ª Assembleia Mundial da Saúde. 

Destinado a «pessoas, instituições ou organizações não governamentais» com um contributo «excepcional na área da Saúde», o prémio, no valor de 15 mil euros, é outorgado pela Fundação para a Saúde dos Emirados Árabes Unidos, a funcionar no âmbito da OMS. 

Apoios chegam a cerca de 2400 crianças 

A Rede de Intervenção Precoce do Alentejo foi criada no âmbito do Programa Nacional de Intervenção Precoce, fruto de uma parceria entre os Ministérios da Saúde, da Educação e da Segurança Social. 

O programa envolve cerca de 300 técnicos, distribuídos por um total de 42 equipas que se deslocam ao terreno, apoiadas por 38 viaturas, e presta cuidados em todo o Alentejo em várias áreas: Saúde, Educação, psicologia ou assistência social. 

Os hospitais, centros de Saúde, creches e escolas são entidades que também integram a rede, que permite apoiar a criança sem a «desenraizar» do contexto onde está inserida.

3 comentários:

  1. Sim é verdade, ainda assim longe do ideal, especialmente para as crianças e jovens de famílias do interior!

    Lembro-me que em 2000 quando o meu filho nasceu, a coisa estava mais ou menos, mas já os técnicos se queixavam de ter muitas crianças para apoiar em pouco tempo, sendo que na maior parte dos casos até estavam distantes, o melhor que se conseguia eram 45 minutos por semana!

    Passados 6 anos, o Dé entra na escola e era o CAOS completo, tem sido uma luta... mas de facto se as coisas estão melhores, que assim continuem e não estagnem!

    ;)

    Mais uma vez, muito obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez tenho de lamentar este "atraso" em relação a outros Países...Infelizmente muito andou para trás nestes últimos anos...Tanto a nível burocrático como a nível prático...

    O caminho é longo mas, e como diz a música do Pirilampo, Juntos vamos Conseguir :)

    Abraço e obrigado eu pela sua visita e comentário...

    ResponderEliminar